quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011


Sanofi compra Genzyme por mais de 20 mil milhões de dólares
A sanofi-aventis decidiu comprar a companhia de biotecnologia norte-americana Genzyme por 20,1 mil milhões de dólares, avança o Jornal de Negócios.

O acordo final dá-se ao fim de nove meses de negociações. O objetivo da sanofi-aventis é de que esta aquisição compense a perda de receitas que vai sofrer quando alguns dos medicamentos que tem patenteados passarem a enfrentar concorrência dos genéricos.

Os accionistas da Genzyme irão receber 74 dólares por acção, segundo a Bloomberg que cita o comunicado da cotada francesa. Além disso ficam com direitos que poderão ascender a 14 dólares por acção em função do desempenho de um medicamento experimental para a arteriosclerose e do nível de produção que atingirem dois produtos da empresa, diz o comunicado.

“Este acordo com a Genzyme é consistente com a nossa estratégia de longo prazo e cria valor significativo para os nossos accionistas”, disse o CEO da cotada francesa, Chris Viehbacher, no comunicado citado pela agência noticiosa norte-americana.

A oferta representa um prémio de 48% sobre o valor das acções antes da divulgação do interesse da farmacêutica parisiense na cotada. A Genzyme negociava nos 49,86 dólares por acção no dia 2 de Julho, quando foi divulgado um possível interesse da sanofi. A oferta inicial foi de 69 dólares por acção.

A Genzyme é a maior fabricante do mundo de medicamentos para deficiências genéticas e tem 30 anos de história em que desenvolveu tratamentos de forma independente. Problemas de produção que provocaram a ruptura de stock em dois dos seus medicamentos levaram as acções da cotada a depreciar, deixando-a vulnerável a ofertas de compra hostis.
2011-02-16 | 10:13


Nenhum comentário:

Postar um comentário