segunda-feira, 20 de junho de 2011

Novo medicamento da AstraZeneca (Brilinta®) garante ser mais eficaz na redução da mortalidade e ataque cardiaco quando comparado a Clopidogrel (Plavix e outros)

Novo medicamento reduz em até 20% mortes por ataque cardíaco
20/06/2011 - 09:12
Ticagrelor foi mais eficaz que o tratamento actual tanto em pacientes jovens quanto naqueles acima dos 75 anos
Uma em cada cinco mortes por ataque cardíaco poderia ser evitada se o novo medicamento ticagrelor fosse usado como tratamento padrão. A afirmação é de investigadores da University of Sheffield, no Reino Unido. Os resultados do estudo com mais de 18 mil doentes ao redor do mundo revelam que o fármaco ticagrelor foi mais efectivo do que o tratamento actual com clopidogrel na redução da mortalidade e de ataque cardíaco tanto em doentes jovens quanto naqueles acima dos 75 anos, avança o portal ISaúde.
O ticagrelor foi disponibilizado no mercado britânico em Dezembro de 2010, mas ainda não foi adoptado na maior parte do Reino Unido devido aos custos do sistema. O clopidogrel tem um custo muito baixo, pois está disponível em formulários genéricos, enquanto o ticagrelor é mais caro, com um custo de cerca de 55 libras por mês. No entanto, o custo excessivo do fármaco é compensado, em certa medida, pela sua maior eficácia, que reduz a necessidade de operações cardíacas.
Um dos problemas com o clopidogrel é que cerca de um quarto das pessoas no Reino Unido têm uma variante genética que reduz o efeito da droga. Um sub-estudo foi publicado confirmando que doentes tratados com clopidogrel que têm como uma variante genética têm um risco ligeiramente maior no primeiro mês após ataque cardíaco, mas o ticagrelor não é afectado por esta variante e ainda é mais eficaz do que o clopidogrel, independentemente da constituição genética do doente.
Um efeito secundário comum de ticagrelor é uma sensação de falta de ar que normalmente é leve e bem tolerada. Segundo os investigadores, mesmo os doentes que desenvolvem esse efeito secundário ainda parecem ter risco reduzido de mortalidade em comparação com doentes tratados com clopidogrel. Outra análise, também conduzida pelo professor Robert Storey, mostrou que doentes que desenvolveram dispneia de ticagrelor não apresentam quaisquer problemas em testes cardíacos ou pulmonares, tranquilizando sobre a natureza benigna da falta de ar relacionada a ticagrelor.
O próximo passo dos investigadores é avaliar se o medicamento continua a oferecer benefício um ano após um ataque cardíaco. Esta questão será abordada pelo estudo PEGASUS, iniciado recentemente no Reino Unido e em muitos outros países, recrutando doentes que estão dentro de dois anos de concluir o seu curso de um ano de tratamento após um ataque cardíaco.

Fonte: http://www.rcmpharma.com/actualidade/medicamentos/novo-medicamento-reduz-em-ate-20-mortes-por-ataque-cardiaco_234

Atenção: Toda e qualquer matéria publicada ou reproduzida neste Blog tem sua origem descrita a partir do link que levará o leitor ao site original que publicou ou republicou a referida matéria, assim como também, recomenda aos leitores de matérias relacionadas à saúde, que por hipótese alguma façam uso de produtos ou métodos terapêuticos aqui republicados sem consultar um profissional devidamente habilitado na matéria. Este é um Blog particular sem habilitação profissional reconhecida pelos órgãos reguladores. Não nos responsabilizamos por quaisquer danos ou prejuízos que o leitor venha a ter por inobservância deste alerta.

5 comentários:

  1. Boa noite caro colega, existe sim um medicamento melhor do que Brilinta, é o EFFIENT de um laboratorio japones chamado Daiichi Sankyo age bem mais rapido apartir de 15 minutos, não interage com Bloqueadors de canal de calcio, qualquer tipo de estatina e principalmente com inibidor de bomba, a sua posologia é mais comoda, uma tomada ao dia e seu preço bem mais acessivel, e com as mesmas indicações.

    ResponderExcluir
  2. O meu cardiologista fez o favor de me ceder umas amostras deste medicamento. Logo que administrei o primeiro, tive uma crise longa de falta de ar que me obrigou a tratamento hospitalar. Lógico que imediatamente suspendi o tratamento.

    ResponderExcluir
  3. Em relação ao Effient li que o mesmo tem uma série de contra indicações ( idosos, baixo peso) e não demonstrou, no estudo realizado, redução de mortalidade e aumentou a taxa de sangramento.
    Só deve ser usado em pcs que irão se submeter a Angioplastia e não pode ser usado para tratamento clínico.

    ResponderExcluir
  4. Estou internado hoje e estou no terceiro dia de uso da medicação, além de uma dispnéia mediana que não e relacionada a baixa oxigenação,estou com boca muito seca, sudorese, mal cheiro debaixo do braço e sensação de mal estar não localizado. Fiz uma angioplastia com três pontos de oclusão a direta e aguardo uma segunda angioplastia a esquerda. Espero que esses efeitos sejam diminuídos com o passar do tempo.

    ResponderExcluir
  5. fiz angioplastia há 6 meses desde então tomo brilinta, as vezes sinto tonturas hematomas em alguma parte do corpo que desaparecem, formigamento e pontadas principalmente na parte de traz da cabeça, meu cardiologista disse que e normal, vou fazer exame de sangue para ver se há alterações importantes

    ResponderExcluir