domingo, 10 de julho de 2011

14 de Julho, dia do PROPAGANDISTA. O que você sabe sobre esse profissional? Você conhece como é o seu trabalho?

O que é ser Propagandista?
O Propagandista exerce uma das profissões mais antigas da humanidade, apenas as formas de trabalho é que mudaram, mas não se perdeu a sua essência, ou seja, ele continua sendo o elo entre Ciência e Gente.
O Propagandista é um ser como todo e qualquer profissional que viabiliza o atendimento das necessidades de alguém, lhe disponibilizando coisas ou idéias satisfatórias individualmente. No mundo dos negócios existem muitas profissões, e uma muito nobre entre elas, sem desmerecer as demais, é a profissão de Propagandista de Laboratório Farmacêutico.
O Propagandista, seja ele tratado como representante, viajante, caixeiro viajante, mensageiro da ciência, divulgador científico, delegado de informações médicas (Portugal), vendedor, executivo de vendas, consultor de negócios, não importa a denominação, ele tem que desempenhar o seu papel com muito profissionalismo.  
O médico, o advogado, o engenheiro, o professor, o economista, entre muitos outros profissionais são úteis para sociedade e por isso merecem respeito e tratamento digno.  Com o Propagandista da Indústria Farmacêutica não é diferente, porém a sua especificidade, os detalhes que envolvem esta profissão o deixa muitas vezes ofuscado aos olhos da sociedade civil e,vou mais além, são muitas vezes rotulados de chatos, inconvenientes, mal educados, fura fila e até mesmo profissionais sem escrúpulos na hora de conquistar suas metas, sejam elas juntos aos prescritores (médicos) ou compradores de empresas da saúde. É possível que estes rótulos sejam justos para alguns, assim como outros rótulos degradantes se encaixam muito bem para outros profissionais, mesmo que sejam: advogados, juízes, promotores, auditores fiscais, médicos, engenheiros, sacerdotes, pastores, policiais e outros.
Aqui quero apenas me referir ao profissional: O Propagandista ou a Propagandista.  Quando me refiro à mulher, vale fazer um parêntese, neste ponto esta profissão avançou muito nos últimos 20 anos não se prendendo ao preconceito tão badalado entre os grupos femininos que lutam por igualdade também no meio profissional, uma verdadeira quebra de paradigma. No Brasil a competitividade está em pé de igualdade, seja como Propagandista ou como Gestor (Supervisor, Gerente, Diretor e Presidente), o que tem definido a empregabilidade e formas de remunerações é a competência e não o sexo.
O Propagandista tem habilidade nata, pouco comum no mundo dos profissionais que se dizem pessoas de negócios, ele se destaca e ganha grande visibilidade se tornando presa fácil para os críticos de plantão, aqueles que gostam de criticar sem saber o porquê de sua crítica, mas para estes críticos eu coloco aqui de forma muito modesta pontos básicos do perfil do Propagandista para que eles, os críticos, ao encontrarem nas próximas oportunidades um deles façam algumas ponderações antes de criticá-lo. O Propagandista normalmente inicia sua profissão ainda muito jovem, precisa hoje de curso superior, falar mais de uma língua é um diferencial, ser desprendido de alguns confortos comuns a muitos profissionais com o mesmo nível acadêmico já que o propagandista tem a rua como seu campo de trabalho, chova ou faça sol ele tem os objetivos diários iguaizinhos, cuidar da aparência o máximo possível, vestir-se discretamente, ser persuasivo, resiliente, reciclar-se constantemente, estudar muito sobre fisiologia, patologia e terapia em que seus produtos estejam inseridos, viajar muito - seja de carro, barco, trem ou avião - fazer relatórios regularmente, dedicar-se aos seus produtos de olho nos produtos da concorrência, ser um expert na leitura de cenários, ter habilidade para contatar diariamente dezenas de pessoas completamente diferentes – do porteiro do estacionamento à secretária do médico  para poder efetivamente executar sua função que é levar uma mensagem precisa, clara e útil ao médico agendado. Este profissional também é pai ou mãe, esposo ou esposa como qualquer outro mortal, com problemas pessoais ou não, não é raro encontrá-lo sempre solícito, elegante, sorridente e sempre parecendo estar feliz da vida.
Mesmo sendo uma das profissões mais antiga do mundo, no Brasil só em 14 de julho de 1975 o Propagandista teve sua profissão reconhecida nacionalmente pela Lei nº 6.224.
O dia 14 de Julho se aproxima, parabéns Propagandista pela digna profissão que você escolheu, mas não se esqueça de lutar para que ela seja sempre respeitada como merece, com dignidade! Você escolheu uma profissão para servir a humanidade.
Parabéns Propagandista!

Artigo postado por: Edson Teófilo Fernandes, cristão, esposo, pai e Propagandista desde 1987.

Um comentário:

  1. Parabéns pelo artigo! Sem dúvida esclarece muitos aspectos da profissão de propagandista.

    Jeferson Silva

    ResponderExcluir