quinta-feira, 29 de setembro de 2016

A máfia da saúde está mais perto de você do que imaginas...

Imagem apenas ilustrativa ao conteúdo do texto
O homem nasce sem vergonha.

Em alguns momentos chego a pensar que o ser humano nasce desumano, alguns evolui para o estágio de humano e outros permanecem no estágio de origem com desqualificadoras agravantes.

Os meios de comunicações hoje existentes, com uma rapidez incrível e o campo de abrangência também incalculável, me permite conhecer fatos que no passado muitos não chegavam ao meu conhecimento. Vejo e escuto casos de corrupções nos “quatro cantos do mundo”, crimes bárbaros, hábitos e costumes já mais imagináveis para nossa cultura e por aí vai.

Recentemente li em um desses portais desqualificados socialmente, isso mesmo, desqualificado, já que não consigo entender porque um grupo ou uma pessoa se dedica a comunicação nas redes sociais só para defenderem bandidos amigos ou condenarem bandidos opositores, uma vez que seria muito mais útil defenderem a sociedade e denunciarem os bandidos. Afirmou esse portal que um médico estava envolvido juntamente com outros parceiros em um escândalo de aquisição de material (OPME) de uma determinada distribuidora de um fabricante multinacional e levando aí uma grana preta para suas contas particulares. Isso não é novidade para ninguém, aqui nesse mini blog tem outras manifestações minhas e antigas sobre esse assunto. Faz décadas que essa prática é comum de cirurgiões exigirem uma determinada prótese de um referido fabricante e receber desse fabricante uma comissão altíssima costumeiramente. Certamente a Polícia Federal não tem nenhuma dificuldade para chegar aos suspeitos, difícil no Brasil é reunir provas, já que qualquer bandido é inocente até que se prove o contrário e é aí que a coisa complica, é preciso muita cautela para não malhar em ferro frio.

O sujeito é profissional de nível superior, tem boa formação doméstica, vive em padrões privilegiados para o Brasil, mas não se contenta em viver honestamente, tem tara para ganhar muito dinheiro fácil. Entre tantas máfias aqui existentes, essa é só uma dentro de um segmento, a saúde. Essa turma não tem limites e para se chegar ao ponto de investigar e punir só graças ao descaramento de alguns envolvidos que de forma escrachada não se contentam com o muito que tem, querem muito mais.

Imagem ilustrativa captada de: http://imprensalivrers.blogspot.com.br
A equação é simples: Você tem uma doença ou sofre um acidente e precisa colocar uma determinada prótese, até aí tudo normal, não estou me referindo aos procedimentos desnecessários, esses são outra modalidade de crime com agravante, pois bem, o médico faz um orçamento do que vai precisar de material e indica o fabricante, o fabricante por sua vez quando definiu o preço do produto já embutiu o valor que será repassado para o solicitante, mesmo que esse solicitante não queira receber seu percentual mas apenas seus honorários de direito, o valor está ali e beneficiará o fabricante ou distribuidor caso ele não queira receber essa comissão, simples assim, o consumidor de forma direta ou indireta vai pagar. A maioria dos fabricantes tem uma rede de parceiros solicitantes de seus produtos nas principais cidades do Brasil que tenham centros cirúrgicos especializados bastante sólida. Muitos dos beneficiados recebem em dinheiro vivo sem dar recibos, outros fornecem até notas fiscais das famigeradas empresas de consultorias, essas são verdadeiras máfias para esquentar tais sujeiras, legalizar a origem podre do dinheiro recebido. Se enganam aqueles que pensam que o alvo principal é o SUS, planos de saúde e pacientes particulares com grande poder aquisitivo são os principais alvos. Quando envolve o plano de saúde a operação logística é mais complicada e envolve mais pessoas ao crime. Nessa brincadeira temos médicos, distribuidores, indústrias, representantes comerciais, auditores e outros funcionários de serviços de saúde se tornando milionários no Brasil. Só um exemplo: Uma cirurgia que custa de material (OPME – Órteses, Próteses e Materiais Especiais) 100.000,00, facilmente de 15.000,00 a 25.000,00 vão parar no bolso do solicitante desse material, repassados pelo distribuidor e fabricante. É impressionante quando eles sentam à mesa de negociação, é uma rodada de negócios de uma mercadoria qualquer, sem nenhum princípio ético. Não podemos esquecer que as unidades hospitalares estão envolvidas e sabendo da existência dessa máfia dentro de suas dependências e cobram sua parte de qualquer forma.

A PF vai chegar a muitos desses criminosos, alguns bandidos irão se esconder um pouco, outros irão aumentar seus preços por conta das investigações e pouquíssimos irão parar de fazer para começar a trabalhar com honestidade. Afinal honestidade não é a perseguição da humanidade naturalmente, ela se firma por uma série de princípios, não naturalmente por sermos humanos, são outros valores que adquirimos a partir da formação da personalidade até a maturidade que nos faz enxergar a importância de sermos honestos e éticos.

Recomendo para quem tem curiosidade ler informativos sobre um caso recente:




Texto escrito por Teófilo Fernandes, cidadão comum que escreveu o que pensa, uma posição especificamente pessoal e sugestiva para quem queira investigar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário