quarta-feira, 9 de março de 2011

HPV tem cura, mas a falta de conhecimento da população sobre o assunto é enorme.


Metade dos homens entre 18 e 70 anos está infectada com HPV
De cada cem homens entre 18 e 70 anos, 50 têm o vírus do HPV; desses 50 que estão infectados, 20 têm o vírus na sua forma mais perigosa - o HPV-16
Da Redação do G1
O HPV, sigla do papilomavírus humano - é um vírus. Quando a pessoa é infectada, ela pode desenvolver lesões na pele, principalmente verrugas nos órgãos genitais. E o que isso tem a ver com esses dias de folia?

“A transmissão mais frequente desse vírus é através do sexo”, diz o Roberto Carvalho, do Centro de Referência – DST/AIDS.

Roberto Carvalho é médico especialista em doenças sexualmente transmissíveis. Ele coordenou um dos maiores estudos já realizados no mundo sobre a contaminação por HPV nos homens, incluindo os brasileiros. Os resultados saíram esta semana e surpreenderam.

De cada cem homens entre 18 e 70 anos, 50 têm o vírus do HPV. E desses 50 que estão infectados, 20 têm o vírus na sua forma mais perigosa: o HPV-16.

Esse é o tipo que nas mulheres pode levar ao aparecimento de câncer do colo de útero. Em homens, câncer no pênis. E em homens e mulheres, pode causar tumores na boca, garganta e também no ânus.

“A doença mais comum é a verruga genital. Mas eu posso estar com o vírus e não ter doença nenhuma. Que é o que acontece na grande maioria das vezes”, aponta o médico Roberto Carvalho.

O HPV pode ficar meses no corpo e ser eliminado sem nunca se manifestar. As mulheres ouvem muito sobre o vírus porque uma vez por ano são aconselhadas a fazer o exame papanicolau, que é de graça na rede pública. Ele identifica se há sinais de câncer no colo do útero, que pode ser causado pelo HPV.

Para a mulher, também já existe no Brasil uma vacina que previne contra o vírus. Por enquanto, só em clínicas particulares e custa caro – R$ 1,2 mil. Mas e os homens?

“Não é prática médica fazer preventivos ou analisar a região sexual masculina rotineiramente - principalmente em jovens”, diz a bióloga especialista em HPV, Luiza Villas.

O alerta é da bióloga que participou deste mesmo estudo sobre o HPV nos homens.

“As pessoas mesmo sem saber que estão infectadas estão se relacionando, estão se expondo ao vírus através dos mais diferentes contatos”, alerta a bióloga.

A pergunta agora é: como se adquire o HPV?

“Eu posso pegar HPV fazendo sexo oral?”, pergunta a jovem.

“Se a pessoa que tiver uma lesão produtiva, quer dizer, uma verruga, uma lesão extensa, você pode sim pegar”, responde o médico Roberto Carvalho.

“Eu conseguiria pegar o vírus num banheiro público, por exemplo?”, quer saber a jovem.

“É muito difícil, porque esse vírus no ambiente ele morre rapidamente. Precisa ter um contato mais íntimo”, diz o médico.

O Daniel estava muito preocupado de pegar HPV com suor, com contato de pele, por exemplo, numa baile de carnaval. O médico explica que o vírus não passa tão fácil assim.

“Tem que ter um atrito, tem que ter um corte para o vírus entrar nas células”, explica Roberto. E como as pessoas estão se prevenindo na hora do sexo?

“Camisinha sempre, né?”, afirma a jovem.

“Camisinha nele e ripa na xulipa”, diz o rapaz.

“A camisinha protege naquela área que está o látex, mas fora não protege. Porque, por exemplo, no púbis, no escroto, na bolsa testicular, tem o HPV. Mas lembre-se: a camisinha não é 100% protetora para o HPV, estamos falando para o HPV. Para as outras doenças sexualmente transmissíveis chega a ser 100%”, afirma o médico Roberto Carvalho.

Vamos combinar: a camisinha não protege totalmente contra o HPV, mas ajuda muito e tem que ser usada. E fique atento depois do carnaval e em qualquer época do ano. O HPV está por aí. Se alguma alteração aparecer, procure um médico

8 comentários:

  1. Bom dia, estou com 3 bolinhas pelo que adei pesquisando pode ser HPV, no corpo do penis e perto dos pelos pubianos, não sinto exatamente nada, mas se for HPV realmente tem cura com o tratamento adequado?

    ResponderExcluir
  2. Nosso Blog não é editado por um profissional de saúde habilitado para emitir opinião sobre doença e tratamento, apenas republicamos matérias que podem ajudar a sociedade. No caso específico, recomendamos procurar um especialista - INFECTOLOGISTA, UROLOGISTA ou CLÍNICO GERAL - que o mesmo vai lhe orientar corretamente e tratá-lo com certeza. Parabéns por estar atento ao que acontece com seu corpo.
    C&T agradeçe sua visita e manifestação. Obrigado!

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, HPV tem cura realmente como diz o titulo?

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde a todos, este meu depoimento é para as pessoas q descobriram q tem o vírus recentemente e estão desesperadas, eu sei como é difícil pois a pior parte e aceitação desta situação que detroi nossa auto-estima e nos faz pensar sempre o pior, na época que eu contrai esta doença, eu procurava algum comentário positivo, de cura, pois isso me confortava um pouco e me dava esperança, vejam, qnt mais vemos as lesões piores nós ficamos (homens)imagina as mulheres que sabem que tem as lesoes em alguns casos não conseguem visualizar isso é terrível não é? o que posso lhe dizer e que foi exatamente o que eu ouvi dos amigos e médicos que me consolaram mesmo não acreditando é que "não há mal que dure para sempre" e este problema com certeza nao vai durar, portanto nao fiquem desesperados pensando toda hora, pois a pior parte é a psicológica que é afetada mais do q propriamente as lesões, um conselho que dou para homens é que sigam corretamente o tratamento que o medico passou com a cauterização que seja e as pomadas que evitam que o vírus causem lesões apos a cauterização, geralmente essas pomadas irritam um pouco a pele pelo fato de agirem diretamente na pele ate mesmo onde nao foi lesionado e façam exame de penioscopia a cada 6 meses e mesmo q as verrugas desapareçam por um tempo, evitem ter relações sem camisinha pois o atritos pode contribuir para q as lesões re apareçam...para as mulheres a mesma coisa, só que com um cuidados mais expecificos para fazer exames que possam ajudar a monitorar prevenir q o virus possa se desenvolver em outros tipos de doenças mesmo sendo um percentual bem baixo que isso possa acontecer....e por fim fortaleçam seus pensamentos, busquem profissionais que possam te orientar e ajudar pq cada caso é um caso, mas siga td a risca do tratamento q vai dar td certo ok... e peço a todos que se livrarem da doença e se sentirem seguros disso (como eu)possam postar aqui este tipo de depoimento, pois hoje é mais comum vermos depoimentos de desespero. e hoje depois de 1 ano livre disso, compartilho essa vitoria c aqueles que precisam de adquirir esperança. ok fiquem c Deus e Boa sorte a todos

    ResponderExcluir
  5. Bom dia eu me chamo Marco e estou entrando em contato pois minha esposa ’’Karine’’ foi ao ginecologista pois apareceu algumas pequenas verrugas nos lábios vaginais internamente e a ginecologista informou que ela também estava com uma pequena ferina no colo do útero. Estou entrando em contato pois eu e minha esposa estamos muito preocupado e pedimos a ajuda de vocês por favor nos ajudem pois queria saber se existe alguma vacina de cura para o vírus hpv e verrugas que ela contraiu. por favor nos ajudem estamos muito preocupados e ela não para de achar que ela já esta morta. Por favor me ajude pois estou tentando manter minha fé em deus. Esta sendo muito difícil para a gente, gostaria de saber se a medicina natural ou Herbal ajuda mais se existe alguma vacina eficaz em algum pais ou tratamento pois mesmo que só haja fora do Brasil e independente do valor eu gostaria de fazer tudo ao meu alcance para minha esposa . E o que já esta disponível ou o que eu poderia fazer por ela, por favor nos ajudem, por favor estamos com muito medo. Nao quero perdela. O que eu poderia fazer para encontrar os melhores remedios, vacinas e pomadas para o tratamento ou cura... Aguardo contato.
    Meu imail: marcoantoniobarrosoleite@hotmail.com
    Obrigado e fiquem com deus..

    Marco Antônio

    ResponderExcluir
  6. Bom dia eu me chamo Marco Antônio e estou entrando em contato pois minha esposa ’’Karine Morais’’ foi ao ginecologista pois apareceu algumas pequenas verrugas nos lábios vaginais internamente e a ginecologista informou que ela também estava com uma pequena ferina no colo do útero. Estou entrando em contato pois eu e minha esposa estamos muito preocupado e pedimos a ajuda de vocês por favor nos ajudem pois queria saber se existe alguma vacina de cura para o vírus hpv e verrugas que ela contraiu. por favor nos ajudem estamos muito preocupados e ela não para de achar que ela já esta morta. Por favor me ajude pois estou tentando manter minha fé em deus. Esta sendo muito difícil para a gente, gostaria de saber se a medicina natural ou Herbal ajuda mais se existe alguma vacina eficaz em algum pais ou tratamento pois mesmo que só haja fora do Brasil e independente do valor eu gostaria de fazer tudo ao meu alcance para minha esposa . E o que já esta disponível ou o que eu poderia fazer por ela, por favor nos ajudem, por favor estamos com muito medo. Aguardo contato.
    Meu imal.. marcoantoniobarrosoleite@hotmail.com

    Obrigado e fiquem com deus..

    Marco Antônio

    ResponderExcluir
  7. Essas bolinhas que dão no pênis e pelos pubianos, tive por muitas vezes, mesmo transando com camisinha demorava umas duas semanas e essas bolinhas apareciam, mas descobri uma substância natural que acaba com o aparecimento dessas bolinhas que ardeme coçam quando aparecem. Experimente tomas suco de jenipapo ou comer até a própria fruta. Graças a Deus essas bolinhas não apareceram mais após o consumo desse fruto.

    ResponderExcluir