quinta-feira, 17 de março de 2011

Hypermarcas registra forte crescimento de 61% sobre receita líquida no ano, para R$ 3,2 bilhões.


Hypermarcas registra Ebitda recorde de R$ 734,5 milhões em 2010
Companhia registra forte crescimento de 61% sobre receita líquida no ano, para R$ 3,2 bilhões. Lucro líquido caixa totaliza R$ 557,9 milhões em 2010, com expansão de 28% em relação a 2009. A Hypermarcas se consolida como maior e mais completa empresa nacional de produtos de Saúde e Bem Estar
A Hypermarcas [BM&FBovespa: HYPE3] – a maior e mais diversificada companhia de bens de consumo do Brasil – registrou forte aumento de geração de caixa operacional em 2010: o Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) foi recorde e totalizou R$ 734,5 milhões no 2010, montante 46% acima do registrado em 2009. O bom desempenho refletiu-se também no último trimestre do ano (4T10), quando a empresa alcançou Ebitda de R$ 223,6 milhões, com crescimento de 45% em relação a período equivalente de 2009.
Em 2010, a Hypermarcas executou um total de nove aquisições, focadas nas duas principais unidades de negócio da companhia: Farma e Beleza e Higiene Pessoal. Com essas aquisições, a Hypermarcas fortaleceu sua posição competitiva nesses setores, consolidou-se como a maior e mais completa empresa nacional do mercado de produtos de Saúde e Bem Estar, passando a deter a liderança em medicamentos e produtos de Beleza e Higiene Pessoal destinados ao autosserviço.
Do lado operacional, a Hypermarcas iniciou em 2010 o processo de consolidação do parque fabril da companhia, que deve ser concluído em 2011, mediante a transferência da produção para instalações modernas em Anápolis, Goiás (exceto Mantecorp, recém-adquirida). Adicionalmente, um novo centro de distribuição foi construído em tempo recorde (menos de seis meses) e está pronto para suportar a distribuição de produtos do portfólio da empresa para todo o Brasil.
A expansão da Hypermarcas deve-se à bem-sucedida estratégia de aliar crescimento orgânico a aquisições atrativas suportadas por uma estrutura operacional eficiente, ágil e de baixo custo, que permite a integração de novos negócios e fomenta expansão contínua da companhia. Como consequência, a receita líquida da Hypermarcas cresceu 61% em 2010 e totalizou R$ 3,2 bilhões em 2010. No 4T10, a receita líquida totalizou R$ 942,6 milhões, valor 34% acima do registrado no último trimestre de 2009.
O aumento expressivo de receita, condicionado por fatores orgânicos e inorgânicos, com grande potencial de captura de sinergias pela estrutura operacional da companhia, resultou em crescimento de 28% do lucro líquido caixa da Hypermarcas em 2010, para R$ 557,9 milhões. O desempenho foi semelhante no 4T10, com expansão de 26%, para R$ 168,7 milhões.
Na mesma base de negócios (pelo conceito Same Brand Sales), a empresa se manteve em um patamar de dois dígitos de expansão e finalizou o ano com aumento de 17% em relação a 2009. Esse crescimento ocorreu graças a uma estratégia efetiva de relançamentos de “marcas adormecidas”, suportados por lançamentos de novos produtos inovadores, campanhas publicitárias de impacto, melhoria de distribuição, parceria com clientes e fidelização de consumidores.
Em 2010, destacam-se os desempenhos das unidades de negócios de Beleza e Higiene Pessoal – que atingiu crescimento orgânico de 30% em 2010 em relação ao ano anterior e contribuiu com cerca de R$ 1,3 bilhão para a receita líquida total da Hypermarcas no exercício – e Farma, com crescimento orgânico de 22% e contribuição de R$ 1,4 bilhão.
As despesas com marketing totalizaram R$ 598,2 milhões no ano, ou 18,9% da receita líquida. No 4T10, esse montante atingiu R$ 169,6 milhões, ou 18,0% da receita líquida do trimestre. No ano, a Hypermarcas levou ao ar mais de 25 campanhas publicitárias para suas marcas, além de investiu na melhoria da exposição de produtos nos pontos de venda e em ações promocionais para clientes e para introdução de novos itens no mercado.
Aquisições Anunciadas – 2010: ao longo de 2010, a Hypermarcas anunciou nove importantes aquisições: . Luper (16/04/2010): Laboratório farmacêutico tradicional em medicamentos OTC, proprietário de marcas fortes como Gastrol, Virilon, Dramavit, Brumel e Senareti, além de medicamentos similares complementares à linha de produtos da Neo Química.
.Sapeka (04/05/2010): Marca líder em fraldas na região Nordeste, com modernas instalações industriais, a Sapeka veio para consolidar a posição da Hypermarcas no mercado de fraldas descartáveis, através de um portfólio complementar ao posicionamento de preços das fraldas Pom Pom.
.Sanifill (18/05/2010): Empresa do mercado de higiene oral, especialmente em categorias de maiores margens e valor agregado como escovas, fios e fitas dentais, e antissépticos bucais. Marcou a entrada da Hypermarcas no segmento.
.York (11/11/2010): Tradicional fabricante de hastes flexíveis, curativos, absorventes e algodões. Essa aquisição marcou a entrada da Hypermarcas no segmento de absorventes femininos, além de complementar o portfólio da companhia no mercado infantil, com a entrada em curativos descartáveis, hastes flexíveis, entre outros.
.Bitufo (25/11/2010): Empresa do ramo de higiene oral que possui portfólio de produtos de escovas especiais de alto valor agregado, inovadoras e complementares à linha de produtos Sanifill e com uma força de visitação especializada em dentistas.
.Pom Pom (02/12/2010): Marca líder tradicional em sabonetes infantis, complementar à aquisição de 2009 das fraldas Pom Pom, o que possibilita à Companhia deter diversos produtos sob uma mesma marca guarda-chuva.
.Mabesa (19/01/2011): Fabricante de fraldas descartáveis, absorventes higiênicos femininos e lenços umedecidos, entre outros, comercializados sob as marcas Cremer-Disney, Plim Plim, Puppet e Affective. Essa aquisição reforça a posição da companhia no segmento de descartáveis e a consolida como a maior empresa brasileira nesse segmento, com a liderança em fraldas infantis e geriátricas.
.Produtos Sanofi-Medley (a fechar): Marcas de alto renome de medicamentos de prescrição: Lopigrel, Digedrat e Peridal que complementam a linha de medicamentos de prescrição da Hypermarcas.
.Mantecorp (24/01/2011): Grupo farmacêutico nacional com forte presença em medicamentos de prescrição, OTCs e dermo-cosméticos detentor de marcas bastante conhecidas, como Coristina D, Polaramine, Epidrat, entre outras. A união de forças da Hypermarcas com a Mantecorp torna a Companhia o maior laboratório farmacêutico brasileiro e o segundo maior em nível nacional. [www.hypermarcas.com.br/ri].

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