domingo, 27 de março de 2011

Spiriva® da Boehringer Ingelheim é mais eficaz do que Salmeterol da GSK


Spiriva® mais eficaz do que salmeterol na prevenção das exacerbações da DPOC

Os resultados de um estudo publicado quarta-feira no NEJM sugerem que uma toma diária única de Spiriva® (tiotrópio), da Pfizer e da Boehringer Ingelheim, foi "significativamente mais eficaz" na prevenção das exacerbações da doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC) do que a toma duas vezes por dia do beta-agonista Serevent® (salmeterol), da GlaxoSmithKline. Além disso, os benefícios anticolinérgicos associados ao Spiriva® foram observados logo um mês após o início do tratamento e foram mantidos ao longo do estudo de um ano, avança a Pfizer, citada pelo site FirstWord.

Os dados do estudo POET-COPD, que incluiu 7376 doentes com DPOC moderada a grave, mostrou que doentes tratados com Spiriva® estiveram 42 dias mais experimentar uma exacerbação da DPOC do que aqueles que tomaram Serevent®. Além disso, o risco de exacerbações da DPOC moderada foi reduzido em 14% e o risco de exacerbações graves que necessitem de hospitalização foi reduzido em 28% entre os doentes a tomar Spiriva®, em comparação com os doentes a tomar Serevent®.

A Pfizer avançou ainda que o tratamento com Spiriva® foi associado a uma redução de 11% por ano no número de exacerbações experimentadas pelos doentes com DPOC e também reduziu o risco de exacerbações tratadas com corticóides sistémicos, antibióticos, ou ambos em 23%, 15% e 24%, respectivamente, em comparação com Serevent®.

O investigador principal do estudo, Claus Vogelmeier, disse que "a prevenção das exacerbações é um objectivo fundamental no tratamento de doentes com DPOC, devido às [doenças e morte] atribuídas a exacerbações", e sugeriu que "os resultados deste estudo fornecerão dados sobre os quais se baseará a escolha da terapia de broncodilatador de longa duração ". Especificamente, o investigador referiu que "em doentes com DPOC moderada a muito grave e com historial de exacerbações, [o Spiriva®] deve ser considerado a primeira escolha [em vez do Serevent®] como tratamento de manutenção", mas em doentes com DPOC leve, ambos os fármacos parecem igualmente eficazes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário