segunda-feira, 21 de março de 2011

Amigos de Cuiabá, vamos ajudar nossa irmã Adrielly. Contatem a Cruz Vermelha, na avenida Rubens de Mendonça (do CPA), ao lado do Comando Geral da PM. Telefone: 3641-2629.


Família de deficiente quer ajuda
ALECY ALVES
Da Reportagem

A pequena Adrielly Conceição Melo, de 9 anos, está precisando de ajuda com urgência. Deficiente mental, a menina apresenta altos níveis de desnutrição por causa da dificuldade de se alimentar via oral.

Na tentativa de suprir a carência de nutrientes em seu organismo, um médico lhe receitou o leite especial Nutren Júnior, uma espécie de suplemento alimentar. Acontece que os pais de Adrielly, Justina Conceição Melo e Josino Cruz Melo, não podem pagar pouco mais de R$ 40 por cada lata do produto, com 400 gramas.

Para atender as necessidades da filha seriam necessários mais de R$ 200 ao mês somente para esse suplemento. Ela também precisa de fraldas descartáveis, cerca de 120 ao mês. Adrielly terá de fazer, o mais rápido possível, uma consulta com pediatra e exames, já indicados por um clínico geral, para verificar a suspeita de refluxo (doença do sistema gastroesofágico).

O pai disse que até mês passado morava com a mulher e outros quatro filhos em um sítio na região de Rosário Oeste, mas não tem profissão definida, vive de “bicos”. Em Cuiabá, o máximo que tem conseguido é trabalhar uma vez o outra como auxiliar de pedreiro.

Já a mãe, dona Justina, se dedica exclusivamente aos cuidados de Adrielly e dos outros quatro filhos. Justina contou que teve complicações no parto e a filha passou da hora de nascer. Sem oxigênio no cérebro, a pequena não se desenvolveu, continua sendo um bebê. Ela não fala, não anda e precisa ser alimentada cotidianamente pela mãe.

Longe da assistência médica e social necessária no sítio onde moravam, Justina e Josino chegaram a se mudar para a cidade de Rosário Oeste. Lá, também não tinham o atendimento médico especializado, o que motivou a mudança para Cuiabá.

Justina recordou que todas as vezes que precisam de uma consulta médica especializada, com pediatra e neurologista, por exemplo, viajavam a Cuiabá. Aqui, sem casa para morar, o casal e os cinco filhos estavam morando na casa dos pais de Josino, na localidade de Barreiro Branco, uma área de sítios a poucos quilômetros do bairro Jardim Vitória.

Ontem pela manhã, a presidente da Cruz Vermelha, Ester Bezerra Silva Santos, e voluntários da entidade fizeram uma visita à família de Adrielly levando alimentos básicos como arroz, feijão, macarrão e leite comum.

Ester explicou que a família já está sendo acompanhada pela Cruz Vermelha. A instituição, disse a presidente, pode oferecer alimentos básicos, mas não dispõe do leite especial prescrito pelo médico e não tem como fornecer, de maneira permanente, a quantidade necessária de fraldas. Portanto, precisa de doações para melhorar essa assistência.

Sobre os exames e a consulta médica, Ester disse que estão tentando viabilizar. A ideia, informou, é atender essa família emergencialmente enquanto adotam outras providências para que a menina comece a ser assistida dentro dos sistemas públicos de saúde e assistência social.

Ajuda para Adrielly e sua família pode ser direcionada a Cruz Vermelha, na avenida Rubens de Mendonça (do CPA), ao lado do Comando Geral da PM. Telefone: 3641-2629.

Fonte: http://www.diariodecuiaba.com.br/detalhe.php?cod=389935

Nenhum comentário:

Postar um comentário