segunda-feira, 14 de março de 2011

Memória poderá ser amplificada com novo fármaco.

Cientistas estudam fármaco capaz de intensificar memórias

Durante anos, cientistas sonharam desenvolver um verdadeiro amplificador de memória, uma substância capaz de sintonizar o motor de busca biológico do cérebro, para que este fosse ainda melhor em encontrar não apenas factos recentemente aprendidos, mas detalhes que parecem perdidos no tempo. Estimulantes como cafeína e nicotina podem “afiar” a memória, mas, assim como outros intensificadores, precisam de ser tomados quando a informação é aprendida ou recuperada, para fazerem diferença, refere o Diário Digital. Agora, investigadores de Israel e Nova Iorque relatam terem sido capazes de fortalecer memórias formadas no passado, usando uma substância cerebral envolvida na fixação e manutenção da memória.
A descoberta, relatada na revista Science, é um de dois recentes estudos nos quais neurocientistas usaram moléculas activas na formação da memória para, de facto, “espicaçar” o sistema e melhorar as lembranças.
Ambos os estudos foram conduzidos em roedores.
Os cientistas argumentam que a substância injectada por eles pode agir em quase qualquer memória que o cérebro tente recuperar enquanto a droga estiver activa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário