domingo, 27 de março de 2011


Nota de C&T:

Assunto referente: Konexx – gestão integrada de sistemas de saúde (máteria original abaixo deste comentário)

Certamente a Konexx será uma pedra no sapato para muitos médicos, dono de clínicas de diagnósticos, distribuidores e fabricantes de produtos para saúde.

Não é muito raro encontrar solicitações extensas de exames para pacientes que certamente poderia ser menor, por exemplo: Solicitar bioimpedância para um senhor de 80 anos diabético, hipertenso, dificuldade de locomoção, pouco interessado em ter uma qualidade de vida intensa e sem causa aparente de necessidade de exames mais sofisticados do que o trivial me parece um exagero.

"(bioimpedância é um método moderno e considerado pela comunidade científica como de alta precisão na avaliação da composição corporal. Ele possibilita medir os percentuais de gordura que estão debaixo da pele e entre os órgãos, massa magra e água corporal. Fonte: http://www.belezainteligente.com.br/)"  

Grande parte desses exames é solicitada por médicos que fazem parte da formatação social das empresas prestadoras de serviços para clínicas, hospitais e outras unidades de saúde ou são suspeitos de receber benefícios financeiros de tais empresas por cada exame solicitado. Por exemplo: Instalam seus consultórios em prédios aonde funcionam clínicas de diagnósticos e por facilitar o encaminhamento de seus pacientes para própria clínica aonde trabalha não precisam pagar aluguel, secretária e outros custos pelo espaço ocupado.



A tecnologia pode contribuir muito para moralização do setor e punir infratores se as autoridades competentes tiverem interesse e com isso beneficiar mais a sociedade, desde que operadoras de saúde reduzam seus custos e a economia obtida pelas correções de desvios seja revertida em favor do consumidor, mas se continuarem a cobrar preços absurdos e com tais medidas só aumentarem suas margens de lucros, não valerá a pena tanta evolução.

Nota postada por Teófilo Fernandes.

Outro exemplo clássico: Preços de matérias para OPME (órteses e próteses). Tem plano de saúde que pretende negociar direto com o fabricante ou distribuidor, pois direto com hospitais o risco de percentuais que chegam até 40%, que serão destinados aos cirurgiões como caixa dois, poderão ser transferidos como custo para os planos.

Konexx – gestão integrada de sistemas de saúde
Empresa organiza, simplifica e agiliza a troca de informações em toda a cadeia de prestação de serviços na saúde.
Com quase 12 anos no mercado, a ePharma, empresa líder no segmento de assistência farmacêutica no país, utilizou toda a sua experiência com o gerenciamento de dados gerados eletronicamente e lançou a Konexx. A nova empresa tem o objetivo de organizar, simplificar e agilizar a troca de informações entre médico, hospitais, laboratórios e operadoras, através de ferramentas intuitivas que oferecem múltiplas soluções para a gestão.
Luiz Monteiro, presidente da ePharma, afirma que a Konexx busca suprir a demanda por bancos de dados estruturados que permitam o diálogo de informações na área de saúde do país. “O mercado brasileiro de gestão de saúde é muito carente e precário em termos de informações integradas, tanto no setor público como no privado. Com isso, conseguimos detectar uma oportunidade de gerenciar dados nessa área”, conclui o empresário.
Com investimentos de R$ 5 milhões, a nova empresa visa, por exemplo, controlar casos do uso exagerado de serviços, como marcação excessiva de consultas e exames e, com isso, oferecer ao paciente um tratamento preventivo e ao operador custos menores para arcar com os tratamentos.
A Konexx já entrou em operação e esta prospectando parcerias com grandes operadoras de saúde. “Além do setor privado onde já estamos em operação, pretendemos também chegar ao setor público”, afirma Monteiro. Utilizando tecnologia de última geração, a empresa proporcionará a seus usuários benefícios como: controles que auxiliam a redução nos custos por mínimo investido; redes e recursos compartilhados; tecnologia padronizada, rápida e integrada; aumento na produtividade e prazos mais rápidos; níveis de serviços assegurados e competitivos; redução na inadimplência e confidencialidade.
Epharma- Fundada em 1999, a ePharma é a líder do mercado brasileiro de assistência farmacêutica, gerenciada eletronicamente, segmento denominado PBM (Pharmacy Benefit Management), largamente conhecido e difundido nos Estados Unidos.
A empresa conta hoje com aproximadamente 150 colaboradores, parcerias com as principais indústrias farmacêuticas e 11.264 farmácias conectadas, em todo o território nacional. São mais de 160 empresas clientes e mais de 19 milhões de brasileiros já são beneficiados com os programas gerenciados pela ePharma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário