sexta-feira, 11 de março de 2011

Novas aquisições no varejo do mercado farmacêutico do Brasil.


Grupo Merco adquire gaúcha Farma Call
Nova gestão da drogaria delivery consolida operações de varejo no Sul do País.
A empresa especializada em delivery de medicamentos na capital gaúcha, a Farma Call, ganha nova diretoria em 2011. Com nove anos de atividade ao público, mais de 60 funcionários e cinco mil itens em estoque, os acionistas Paulo Kugnharski e Luciane do Carmo Zickuhr venderam as suas cotas administrativas ao Grupo Merco.
Fundado em 2003, o Grupo Merco iniciou as suas atividades na paranaense Curitiba como fornecedor exclusivo da Nestlé para o mercado institucional, fornecendo produtos para a linha Healthcare e Nutrição infantil. Ampliou, nos anos subseqüentes, as operações nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Constituída por executivos das regiões sul e sudeste do País, com experiência em criação e gestão de equipes voltadas à promoção e comercialização, a Merco estruturou uma equipe exclusiva dos produtos Nestlé. Com a ação, atingiu o expressivo crescimento de 375%, 144%, 96%, 76% e 74% nos últimos 5 anos, respectivamente.
Em 2008, a Merco iniciou uma nova fase de expansão, ingressando no mercado de medicamentos para uso humano e alta complexidade, ampliando o portfólio de produtos e estreitando o relacionamento com órgãos públicos e hospitais privados. Com flexibilidade e dinamismo para atuar em projetos específicos e de curto prazo, o grupo foi responsável em 2010 por grande parte da distribuição das vacinas H1N1 em parceria com a Solvay, chegando R$ 17 milhões faturados.
Merco e Farma Call - O objetivo da Merco é estabelecer a Farma Call como a principal operação de varejo do grupo, além de ampliar os canais de atendimento à domicílio. Assim, ampliar e fortalecer a drogaria no Rio Grande do Sul e demais operações de varejo no sul do País. Aproveitando o segmento já consolidado em Porto Alegre e Região Metropolitana, firmar o acordo comercial Nestlé/Farma Call para distribuição à Home Care na capital gaúcha.
De acordo com o diretor Evandro Augusto de Oliveira, a drogaria gaúcha Farma Call integra o projeto de consolidar as operações de varejo e ampliar a comunicação institucional do grupo nacionalmente, em conjunto com a empresa Merco Optics, focada na distribuição de produtos cirúrgicos para oftalmologia.
A aquisição da Farma Call, explica o executivo, iniciou no ano passado pelos acionistas do Grupo Merco, que buscavam opções de investimento no varejo farmacêutico. “Através de acionistas comuns às duas empresas, foram realizadas diversas reuniões atestando a robustez econômica do negócio, bem como o seu potencial de expansão”, completa.
Na transição, a diretoria implementou aos funcionários mantidos a cultura de um sistema de ampla transparência com fornecedores e colaboradores. Todos possuem um objetivo comum: proporcionar à população Porto Alegrense medicamentos de alta qualidade com comodidade, agilidade e preços justos. “Deparamo-nos com um quadro de funcionários bastante comprometido e qualificado o que certamente facilitará o processo de crescimento”, observa Evandro.
No dia-a-dia e para o crescimento da drogaria de delivery, o relacionamento transparente com a indústria será o maior aditivo da gestão do Grupo Merco à Farma Call. Na avaliação de Evandro, ainda, o entendimento claro de como funciona o mercado farmacêutico em outros estados facilitará a ampliação e competitividade da empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário