quinta-feira, 17 de março de 2011

FDA admite que saúde americana entrará em crise por falta de controle sob o que aquele país importa. Imaginem a ANVISA no Brasil!


FDA: é “inevitável”outra crise de saúde pública.

O vice-comissário da FDA, John Taylor, advertiu esta segunda-feira que a agência reguladora já não é capaz de garantir a segurança de muitos fármacos fabricados no exterior e sugeriu que "outra crise de saúde pública, como a da heparina parece inevitável", informou a CNN Money, citada pelo site FirstWord.

Falando na conferência do Pew Health Group, Taylor disse que a FDA já tinha sido capaz de regular, de forma mais eficaz, a oferta de alimentos e produtos farmacêuticos, porque a maioria era fabricada nos EUA. No entanto, como 40% dos fármacos consumidos nos EUA e 80% dos componentes utilizados nos medicamentos nos EUA são importados de outros países, as entidades reguladoras têm sido incapazes de proporcionar um controlo eficaz.

"Actualmente, existem mais de 130 mil importadores e mais de 300 portos de entrada nos EUA", afirmou Taylor, acrescentando que a dificuldade da agência em monitorizar as importações também levou à entrada de mais produtos falsificados e adulterados no país.

Observando que os próximos anos serão críticos, Taylor acredita que a agência se deve reinventar para actuar de forma mais eficaz à escala global. O vice-comissário discutiu a estratégia global e o plano de acção da FDA, apelando à agência que estabeleça parcerias com os seus homólogos estrangeiros de forma a criar uma organização global de reguladores.

Taylor também afirmou que "os reguladores não o podem fazer sozinhos", e disse que a agência deve ter mais atenção ao sector privado e aos consumidores para ajudar nos seus esforços de supervisão.
Fonte: http://www.rcmpharma.com/news/12371/15/FDA-e-inevitavel-outra-crise-de-saude-publica.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário