segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Brasil, um país carente de Ômega 3 em sua população...

Imagem apenas ilustrativa. Fonte: www.dsm.com/nutritional-lipids
Um profissional competente faz a diferença.


A grande maioria dos brasileiros, não é diferente em muitos outros países, é pouco informada no tocante aos valores nutricionais dos alimentos que fazem uso diariamente. Não podemos negar que nas últimas décadas o número de profissionais especializados nesse segmento aumentou muito, não apenas novos cursos de nutrição, mas outros profissionais têm buscado especializações nessa ciência. O campo é enorme e a complexidade também.

Sempre que algo novo ganha notoriedade, muitos outros segmentos acabam buscando participar desse sucesso, seja de forma regular, dentro da legalidade ou como apenas oportunistas. É comum se ouvir diferentes pessoas emitindo opiniões sobre assuntos que só deveriam ser tratados por quem tem formação e conhecimento prático dos mesmos.

No tocante a informação, essa pode ser propagada dentro dos moldes recomendáveis, sempre com fundamentos e referências que credencie a mesma. Em torno de um assunto seja ele qual for, diversos profissionais de segmentos diferentes poderão ser envolvidos naturalmente, desde que cada um se limite ao seu conhecimento e habilitação profissional reconhecida pelos órgãos competentes. O cidadão leigo pode também contribuir com suas experiências desde que vise como fim ajudar aos demais leigos sem coloca-los em riscos.

Lamentavelmente encontramos práticas não recomendadas sendo executadas todos os dias em todas as regiões de nosso Brasil, não é raro encontrar pessoas sem nenhuma formação prescrevendo/indicando produtos sob o argumento que qualquer um pode usar por ser um produto natural, ora, nem mesmo um simples chazinho é certo se fazer uso de forma indiscriminada sem conhecer suas propriedades.

A ciência nos mostra hoje que saúde pode ser preservada a partir dos alimentos que ingerimos ou deixamos de ingerir, basicamente tudo que precisamos para viver estão presentes nos alimentos que podemos ingerir diariamente, claro, nada é tão simples assim, temos muitos detalhes para serem avaliados e isso requer conhecimentos específicos e embasamento científico, portanto uma equipe multiprofissional fará toda diferença na vida do indivíduo que precisa e busca tais cuidados.

Existem diversos trabalhos científicos realizados no mundo, outras tantas pesquisas com aplicações científicas também, que mostram as mais diversas falhas tais como: erros alimentares, usos inadequados de medicamentos, procedimentos inadequados e desnecessários, entre tantas outras falhas.

Informações disponíveis para que todos os cidadãos enriqueçam seus conhecimentos e façam bom uso deles em seu favor ou de outrem são importantes e existem em abundância. Recentemente circulou nas mídias, principalmente redes sociais, que o Brasil está inserido entre os países que apresentam um baixo consumo de ômega 3. Uma dessas 1publicações, um mapa que relata uma série de estudos, mostra que baixos níveis de ômega 3, especialmente os níveis de EPA e DHA, colocam essa população em risco maior de desenvolver doenças crônicas tais como: câncer, doenças cardiovasculares e diabetes. A OMS estima que tais doenças são responsáveis por causa morte de 38 milhões de pessoas no mundo todos os anos.

O fato do Brasil está inserido em uma região de baixo consumo de ômega 3, não significa que devemos correr às drogarias, lojas de suplementos, produtos naturais, sites e outros pontos de vendas para adquirir tal produto para suplementar. Também não é racional alterar sua alimentação para itens ricos em ômega 3 sem nenhum acompanhamento. Mudanças de hábitos e comportamentos não são fáceis e, portanto, a orientação de quem estudou para isso é fundamental.

Como se não bastassem a carência de nutrientes necessários para o bom funcionamento do corpo, muitos tomam atitudes equivocadas que poderão trazer maiores transtornos, sem esquecer dos interesses por parte de indústrias, profissionais e outros oportunistas que visam apenas lucros financeiros. Cuidado, procure um profissional competente, pesquise sobre o mesmo, não acredite só em propaganda, seja um fiscal de seus direitos e do destino de sua saúde e vida. Não compre gato por lebre, fique atento.

Consulte:
1For more information on nutritional lipids, visithttp://www.dsm.com/nutritional-lipids or www.nutri-facts.org.


Texto escrito por Teófilo Fernandes. Não sou profissional de saúde, portanto não considere o conteúdo do mesmo como orientação técnica, apenas uma opinião pessoal. Quer cuidar da saúde procure um profissional habilitado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário