quinta-feira, 28 de julho de 2011

Canais de comunicações se mantém focados nos meandros da Indústria Farmacêutica.

Imprensa mundial debruça-se sobre os meandros da IF
26/07/2011 - 08:47
Uma investigação aos meandros da indústria farmacêutica (IF) é o tema central do Courrier Internacional em Agosto. Mas este não é o único órgão de comunicação internacional a debruçar-se sobre a IF, avança o Expresso. Numa altura em que a Europa se refaz do pânico causado pela epidemia de Escherichia coli, convém perceber como se propagam estas infecções e em que estado está o mercado de medicamentos no Ocidente.
A culpa será dos automóveis, como sugere um interessante texto do diário El Periódico de Catalunya? É que muita da ração dada ao gado nas quintas está, hoje, contaminada por subprodutos da produção de biocombustíveis. São um ingrediente barato mas, alerta o jornal, perigoso.
Le Monde interessa-se pelas garantias de segurança sanitária e analisa o modelo americano, centrado na poderosa FDA (Food and Drug Administration). Tudo para concluir que existem falhas graves que põem em risco a saúde dos cidadãos. O diário parisino analisa, também, as responsabilidades da Organização Mundial da Saúde na regulação de todas estas matérias. A avaliação das ONG está longe de ser positiva.
Como se tal não bastasse, um relatório da Oxfam citado por The Guardian e uma reportagem da Al-Jazeera revelam como os interesses das grandes farmacêuticas se sobrepõem ao interesse do público. Os grandes laboratórios, por um lado, não gastam tanto quanto apregoam em inovação. A opacidade das suas contas, estratégias e práticas é analisada numa extensa prosa. Por outro lado, o combate à falsificação de medicamentos apenas visa a protecção das grandes empresas, pouco se importando com o destino daqueles - os mais pobres, sempre - que são sujeitos a contrafacções de fármacos sem qualidade.
No mesmo dossiê, The New York Times leva-nos numa viagem pelo tempo, em busca do primeiro remédio milagroso: o que há de comum entre a insulina, descoberta em 1921, e os antirretrovirais contra a sida?
A edição de Agosto do Courrier Internacional está nas bancas a partir de sexta-feira.
Fonte: http://www.rcmpharma.com/actualidade/industria-farmaceutica/26-07-11/imprensa-mundial-debruca-se-sobre-os-meandros-da-if

Nenhum comentário:

Postar um comentário