quarta-feira, 29 de junho de 2011

Farmacêuticas na luta por novas alternativas terapêuticas em uma só molécula para doenças diferentes.

Eli Lilly anuncia investimento em I&D de terapêuticas multi-específicas
29/06/2011 - 13:01
A Eli Lilly anunciou terça-feira um "investimento de milhões de dólares" para expandir a I&D na área de terapêuticas multi-específicas, que são projectadas para combinar os efeitos de dois ou mais fármacos numa única molécula. "Em muitas áreas terapêuticas – por exemplo, diabetes e oncologia – um medicamento não é suficiente para os doentes gerirem a sua doença", disse Tom Bumol, vice-presidente da divisão de biotecnologia da companhia, citado pelo site FirstWord.
Bumol disse que a criação de um fármaco que atinge vários alvos moleculares de uma só vez, em algumas circunstâncias, pode ser mais eficaz no tratamento de doentes do que com dois medicamentos separados. "Podemos literalmente definir as propriedades que queremos através da engenharia de proteínas", explicou, acrescentando que a Eli Lilly "vai fazer um grande esforço neste sentido".
A empresa já tem pelo menos sete multi-agentes específicos em testes pré-clínicos para o cancro e doenças auto-imunes. Bumol avança que o que está em fase mais avançada de desenvolvimento é para o tratamento da diabetes. O composto, um peptídeo co-agonista, deverá entrar em testes clínicos até o final do ano, acrescentou. A Eli Lilly tem actualmente cerca de 35 a 45 pessoas a trabalhar nesta tecnologia e planeia contratar cerca de 40 mais.
Outras empresas estão a trabalhar em tecnologia similar, incluindo a Abbott e a Zyngenia

Nenhum comentário:

Postar um comentário