sábado, 25 de junho de 2011

Cerca de 15% dos mamógrafos do Sistema Único de Saúde (SUS) estão sem uso. No Brasil há quem fale em combate ao Câncer de Mama!

SUS tem 223 mamógrafos parados por falta de assistência técnica e pessoal
Auditoria | 24 de junho de 2011
Cerca de 15% dos mamógrafos do Sistema Único de Saúde (SUS) estão sem uso, segundo auditoria inédita feita pelo Ministério da Saúde. Dos equipamentos em funcionamento, 44% ficam em unidades de saúde dos estados da Região Sudeste.
No total, o SUS conta com 1.514 equipamentos de mamografia. Desses, 223 estão parados, 111 têm baixa produtividade, 85 apresentam defeitos e 27 estão em embalagens.
O governo federal constatou que os equipamentos não são usados ou têm baixa produtividade por falta de assistência técnica e de pessoal qualificado para operá-los. “Em alguns locais, o mamógrafo só é operado pela manhã e fica ocioso depois”, disse o diretor do Departamento Nacional de Auditoria do SUS (Denasus), Adalberto Fulgêncio, que coordenou a auditoria, feita durante dois meses.
A vistoria identificou que o Acre dispõe de três aparelhos, mas somente um é usado. Os outros dois ainda estão na caixa, a maior proporção de equipamentos sem uso em todo o país, o equivalente a 66,7% .
A Região Sudeste tem 669 dos mamógrafos disponíveis no SUS, sendo que o estado de São Paulo é responsável por 335 (309 em funcionamento). Em Minas Gerais, dos 211 aparelhos, 36 estão inoperantes – o maior número absoluto de equipamentos fora de operação em todo o país.
Conforme o levantamento, o Norte é a região com o menor número de equipamentos e também com o maior percentual de aparelhos sem uso. Dos 86 mamógrafos existentes, 20 estão parados (23,3%), sendo 14 por causa de defeitos. Roraima (dois) e Santa Catarina (64) são os únicos estados em que todos os mamógrafos estão funcionando.
Segundo o Ministério da Saúde, o total de mamógrafos no SUS é suficiente para atender mulheres de 40 a 59 anos. O Instituto Nacional do Câncer (Inca) recomenda um aparelho para cada 240 mil habitantes. A oferta universal do exame não ocorre devido à concentração dos aparelhos em regiões metropolitanas e a baixa produtividade, conforme o ministério.
Os auditores identificaram que 28% dos estabelecimentos do SUS não tem informações atualizadas sobre serviço de mamografia.
Diante dos resultados, o ministério pretende, junto com estados e municípios, instalar mamógrafos em locais que não tenham o equipamento. A pasta pretende ainda equipar unidades móveis com o aparelho para que atendem às mulheres nos municípios do interior.
O ministério também deve fazer acordo com os fornecedores para que prestem assistência técnica aos mamógrafos. Está prevista a capacitação de 25 mil técnicos em radiologia até 2015. “Queremos dobrar o número de exames por ano [ de 3 para 6 milhões]”, afirmou Fulgêncio.
A mamografia é um exame fundamental para identificar o câncer precoce na mama – a maior causa de mortes de mulheres no Brasil
Fonte: http://saudeweb.com.br/21984/sus-tem-223-mamografos-parados-por-falta-de-assistencia-tecnica-e-pessoal/

Um comentário:

  1. Não sou bom de escrita, mas tentarei expressar minha indignação nas próximas linhas.
    Como pode a Presidente Dilma e o Ministro da Saúde lançarem uma campanha de combate ao câncer de mama se uma ferramenta fundamental como os mamógrafos do SUS não estão atingindo seus objetivos? Agora na metade do ano tomamos conhecimento que um terço dos mamógrafos não estão atingindo seus objetivos, sejam por falta de operador, manutenção, aparelhos quebrados ou encaixotados.
    Por que no Estado de Santa Catarina estão todos funcionando? Será que naquele Estado temos mamógrafos e profissionais diferenciados do resto do país? Quem neste país tem competência para justificar tamanho desprezo com um programa que salva vidas? Será que a Presidente Dilma (ela sabe a dor física e psíquica de um cancro), o Ministro Padilha e demais autoridades da saúde, sem esquecer o Ministério Público e Judiciário, não se sentem envergonhados por não terem respostas à sociedade, parte que paga seus salários com muito sacrifício?
    Minha última pergunta. A sociedade brasileira não tem vergonha de ter colocado e manter nos poderes Legislativo e Executivo pessoas que não respeitam o suor de seu rosto? Sinceramente, antes de gestores incompetentes, maus gestores do dinheiro público, mal-feitores, cancros da sociedade, existe um povinho analfabeto politicamente que mantém esta banda podre no poder. Brasileiro tem os gestores que merecem.
    A Luta continua e a cada ano eleitoral surge a esperança que bandidos sejam banidos pela rejeição da sociedade nas urnas que pouco a pouco poderá mudar os destinos desta nação.

    ResponderExcluir