quinta-feira, 2 de junho de 2011

Novidades no portefólio oncológico da Bristol-Myers Squibb apresentadas no ASCO 2011
02/06/2011 - 09:45
A Bristol-Myers Squibb, biofarmacêutica global líder em oncologia, vai apresentar no 47.º Congresso Anual da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO), a decorrer em Chicago, de 3 a 7 de Junho, mais de 95 resumos científicos sobre os fármacos oncológicos em desenvolvimento e aprovados. A ocorrência deste evento coincide com a obtenção recente do parecer positivo do Comité dos Medicamentos para Uso Humano (CHMP), da Agência Europeia de Medicamentos (EMA), para o ipilimumab, destinado a doentes com melanoma avançado que receberam tratamento prévio, avança comunicado de imprensa.

Terão realce no Congresso os seguintes novos dados relativos ao ipilimumab, anticorpo monoclonal totalmente humano que bloqueia a actividade do antigénio-4 associado aos linfócitos T citotóxicos (CTLA-4):
· Os resultados de um segundo do estudo de fase 3 do ipilimumab em doentes com melanoma avançado, foram seleccionados para apresentação na sessão plenária prevista para o dia 5 de Junho.
· Serão também divulgados resultados de sobrevivência e segurança de um estudo que analisa o ipilimumab numa população de doentes com melanoma avançado com metástases cerebrais estáveis e assintomáticas.
· Resultados de um ensaio clínico que descreve a resposta de doentes com melanoma avançado ao ipilimumab, de acordo com o estado base do seu gene BRAF.

"As apresentações no ASCO reflectem o nosso compromisso com a oncologia e, em particular, com a ciência imuno-oncológica, uma área de investigação estratégica da Bristol-Myers Squibb, focada em alavancar o potencial do sistema imunitário no combate ao cancro”, disse Elliott Sigal, vice-presidente executivo, director científico e presidente de pesquisa e desenvolvimento (I&D) da empresa. Com a aprovação recente do ipilimumab pela FDA, com o parecer positivo do CHMP e com os resultados obtidos nos ensaios clínicos, "o nosso departamento de I&D ganha protagonismo na exploração de compostos, destinados a vários tipos de cancro”, acrescentou.

Outras apresentações-chave em oncologia

A Bristol-Myers Squibb e a Abbott vão também apresentar os resultados actualizados de fase 1 e 2 do elotuzumab, que está em desenvolvimento para o tratamento do mieloma múltiplo. O elotuzumab é um anticorpo monoclonal humanizado, em investigação, especificamente dirigido contra a CS1, uma glicoproteína da superfície das células com elevada expressão no mieloma múltiplo. No Domingo, 5 de Junho, resultados actualizados sobre a segurança e eficácia do elotuzumab em associação com lenalidomida e uma baixa dose de dexametasona em doentes com mieloma múltiplo reincidente serão divulgados. Um ensaio clínico de fase 3 do elotuzumab no mieloma múltiplo reincidente foi iniciado e está a actualmente em fase de recrutamento.

Separadamente, a Bristol-Myers Squibb e a Otsuka Pharmaceutical Co., Ltd., irão divulgar os dados de seguimento a dois anos relativos ao ensaio comparativo conhecido como DASISION que avalia dasatinib vs. imatinib no tratamento de doentes com Leucemia Mielóide Crónica (LMC) positiva para o cromossoma de Filadélfia em fase crónica recém-diagnosticada. Os dados de seguimento a cinco anos do estudo de fase 3 (-034) que avaliou a segurança e a eficácia de dasatinib, no tratamento de doentes com LMC positiva para o cromossoma de Filadélfia com resistência ou intolerância ao imatinib também serão apresentados. Ambos os dados serão apresentados na sexta-feira, 3 de Junho.

A ixabepilona será destacada em comunicações científicas que reportam os resultados de regimes de associação com outros agentes quimioterapêuticos e em diferentes subgrupos. Outros compostos em investigação do portefólio oncológico da Bristol-Myers Squibb serão apresentados, incluindo os dados de fase 2 do brivanib em tumores sólidos avançados, um inibidor selectivo do FGF e VEGF. Na segunda-feira, 6 de Junho, dados da fase 2 do brivanib no sarcoma avançado dos tecidos moles também serão apresentados. O BMS 754807 (inibidor do IGF-1R/IR) e o BMS 833293 (antagonista do SMO) também serão destacados no ASCO.
Fonte: http://www.rcmpharma.com/actualidade/industria-farmaceutica/novidades-no-portefolio-oncologico-da-bristol-myers-squibb-aprese

Nenhum comentário:

Postar um comentário