quinta-feira, 30 de junho de 2011

Avastin (ROCHE) não é efetivo contra o câncer de mama.

Avastin não é eficaz contra câncer de mama (FDA)

WASHINGTON, EUA — Um painel de especialistas independentes convocados pela Administração Americana de Alimentos e Medicamentos (FDA) ratificou nesta quarta-feira a recomendação feita meses atrás de proibir a venda do remédio anticancerígeno Avastin.

Em uma votação de 6-0, o grupo afirmou que os testes demonstram que o Avastin não é efetivo contra o câncer de mama, depois que o gigante farmacêutico suíço Roche iniciou na terça-feira uma audiência de dois dias para pedir que a FDA reconsiderasse sua posiçãoa.

O painel da FDA já havia decidido em dezembro que o Avastin não prolongava a vida em pacientes com câncer de mama e causava efeitos colaterais graves, e pediu que a FDA tomasse medidas para revogar a aprovação do mercado e modificar o rótulo do medicamento.

O medicamento, também conhecido como bevacizumab, traz riscos como hipertensão arterial grave e hemorragia, e não prolonga a sobrevida global em mulheres com câncer de mama, segundo o painel.

O Avastin foi aprovado para o tratamento de câncer de mama em estado avançado no âmbito do programa da FDA de aprovação acelerada, que permite a autorização provisória de medicamentos para câncer e outras doenças potencialmente fatais.

A recomendação do grupo de especialistas não afeta o uso do Avastin para tratar outros tipos de câncer, incluindo câncer de pulmão e de cólon.

A FDA deve emitir uma decisão final sobre o tema, embora não tenha sido anunciada nenhuma data. A Agência americana não é obrigada a seguir as recomendações do painel de especialistas, embora acate suas decisões normalmente.

Fonte: http://www.google.com/hostednews/afp/article/ALeqM5j40vGJbeTWNkuKWROLNGirifLGyg?docId=CNG.21ce967fd71613ff1d2931771167c08e.8f1 

Nenhum comentário:

Postar um comentário