segunda-feira, 6 de junho de 2011

Pílula do dia seguinte pode trazer doença cardiovascular
06/06/2011 - 11:32
Rica em hormonas, a pílula do dia seguinte foi desenvolvida para precaver a mulher de uma gravidez indesejada no caso de relações sexuais sem preservativo, ou para situações em que houve falha do contraceptivo. Preocupado com o crescimento da procura do produto, observado por seus 500 colaboradores, CRF–SP (Conselho Regional de Farmácia de São Paulo), no Brasil, realiza campanha educativa sobre o uso correcto do medicamento, indicado para casos de urgência, conta o RD Online.
O uso prolongado da pílula do dia seguinte pode acarretar problemas cardiovasculares como enfarte, derrame e AVC (acidente vascular cerebral), segundo Carolina Ambrogini, ginecologista da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).
Paulo Roberto de Francisco, vice-coordenador da Comissão de Análise Clínica e conselheiro do CRF-SP, afirma que a gravidez indesejada é a menor complicação que o medicamento pode causar. Entre os efeitos secundários imediatos estão dor de cabeça e atrasos menstruais. “Dificilmente a mulher conseguirá regular novamente o seu ciclo menstrual”, alerta Paulo Roberto.
Ainda segundo o conselheiro do CRF-SP em longo prazo as consequências são ainda mais graves. Além de causar varizes e desenvolver cancros de ovário e útero, a pílula provoca doenças cardiovasculares como, enfarte. Outro ponto importante é a redução do efeito da pílula em prazo prolongado, pois o medicamento não se trata de um contraceptivo.
Carolina Ambrogini, explica que o tipo de pílula é contra-indicado para quem sofre de doenças hematológicas (do sangue), renais e tromboembolia, que é a formação de coágulos sanguíneos fora do sistema cardiovascular.
O conselheiro do CRF-SP adverte que a pílula pode perder o efeito se interagir com outros medicamentos, como antibióticos e vitaminas. O recomendado é pedir auxílio ao ginecologista ou consultar o farmacêutico no acto da compra.
Fonte: http://www.rcmpharma.com/actualidade/medicamentos/pilula-do-dia-seguinte-pode-trazer-doenca-cardiovascular_234 

Nenhum comentário:

Postar um comentário