domingo, 12 de junho de 2011

Pfizer vai investir 100 milhões em parceria com centros académicos
09/06/2011 - 09:34
A Pfizer anunciou planos para investir 100 milhões de dólares nos próximos cinco anos para estabelecer um novo Centro de Inovação Terapêutica, em Boston. O responsável pela divisão de I&D da companhia, Mikael Dolsten, disse que "durante a última década, toda a comunidade biomédica tem sido incapaz, como um conjunto de partes interessadas, de traduzir biliões de dólares de investimento num impacto suficiente sobre as melhorias nos cuidados de saúde". Dolsten acrescentou que " pensamos que é realmente uma grande oportunidade de embarcar num plano de mudança e transformação que no final permitiria a muito doentes obter medicamentos mais cedo… Mas achamos que uma empresa não consegue fazê-lo sozinha". O centro, que se junta a outros em São Francisco e Nova Iorque, vai servir como sede para todas as instituições, avança o site FirstWord.

Segundo o modelo, um comité conjunto de direcção, composto por três representantes da Pfizer e três representantes de instituições locais de investigação, irá determinar quais as propostas de medicamentos biológicos que devem avançar como projectos de investigação. Os planos também prevêem que a farmacêutica disponibilize os seus conhecimentos e recursos no desenvolvimento e avaliação de medicamentos, e o acesso livre à sua biblioteca de anticorpos e proteínas usadas pelo sistema imunitário. "O que esperamos é que consigamos aceleramos em cinco ou seis anos o tempo", através do estudo de pequena escala clínica inicial, disse JC Gutiérrez-Ramos, responsável pela divisão de I&D Bioterapêutico da Pfizer.

Em troca, a Pfizer terá direito à primeira licença de qualquer produto resultante da colaboração. "A premissa básica é que, se não for uma opção para nós, é livre e disponível" para os cientistas originais prosseguirem, com a Pfizer a manter apenas um interesse "muito menor", tais como royalties futuras de um produto final, explicou Gutierrez-Ramos . "Não vamos onerar a outra parte a participar", acrescentou. "Esta foi a chave" para assinatura do acordo com instituições académicas.

Os parceiros do novo centro vão incluir a Universidade de Harvard, Tufts University, Tufts Medical Center, University of Massachusetts Medical School in Worchester, Boston University School of Medicine, Children's Hospital Boston, Beth Israel Deaconess Medical Center e Partners HealthCare.

Fonte: http://www.rcmpharma.com/actualidade/industria-farmaceutica/pfizer-vai-investir-100-milhoes-em-parceria-com-centros-academico

Nenhum comentário:

Postar um comentário