domingo, 12 de junho de 2011

Inovação no turismo junino de Aracaju SE. Onde não tem Trem do Forró se faz Barco do Forró.

Barco do Forró é a nova sensação do turismo em Sergipe

Publicado em: 10/06/2011 13:40:58
Pouco a pouco os convidados foram chegando. O cenário estava convidativo: sol, o tradicional forró pé-de-serra e para quem não se importava com a balança, comidas típicas variadas do período junino, como a pamonha, o beiju de tapioca e o pé-de-moleque. Foi assim, com todo este ambiente, que o Governo do Estado de Sergipe lançou na tarde de ontem, 9, no Pier anexo ao Iate Clube de Aracaju, o Barco do Forró. O novo produto turístico sergipano, que promete ser a sensação deste São João, chega para incrementar e consolidar ainda mais o turismo náutico no Estado.
O estuário do Rio Sergipe, que margeia a capital sergipana, ficou pequeno para tanta animação e alegria dos primeiros participantes. De acordo com o secretário de Estado do Turismo, Elber Batalha Filho, idealizador do projeto, o objetivo do Barco do Forró é resgatar a nossa cultura e incentivar ainda mais as opções de passeios pelos rios que cortam o Estado. O São João é uma das festas mais tradicionais de Sergipe e do Nordeste, e nada mais propício lançar o Barco do Forró nesta data tão especial para todos nós nordestinos. É maravilhoso poder observar a nossa bela Aracaju através deste barco, observou Elber. O passeio tem duração de aproximadamente três horas.
Um dos destaques do Barco do Forró, segundo o secretário, foi a escolha dos roteiros. O Rio Sergipe e o Rio Vaza Barris são dois belíssimos cenários para este passeio. Com a saída do Pier anexo ao Iate Clube de Aracaju, o turista pode ver Aracaju e seus traços arquitetônicos em toda a extensão da avenida Ivo do Prado. Já com a saída da Orla Pôr do sol, o segundo roteiro do barco, nós buscamos destacar um dos nossos novos cartões postais da capital, além de atrair ainda mais desenvolvimento para a região, informou.
No passeio inaugural, o catamarã, que tem capacidade para 55 convidados, estava lotado. As bandeirolas e a decoração junina enfeitaram o ´arraiá flutuante´ e deram um toque especial. Já o trio pé-de-serra e o casal de dançarinos, fruto de uma parceria com a Fundação Municipal do Turismo (Funcaju), da prefeitura de Aracaju, embalaram tripulantes que dançaram muito forró com a belíssima vista do por do sol de Aracaju. Está de parabéns o secretário Elber Batalha por esta ideia maravilhosa do Barco do Forró, mais um equipamento para movimentar o turismo em nossa cidade. Tudo o que vier para engrandecer o turismo será bem vindo e terá o nosso apoio, disse Waldoilson Leite, presidente da Funcaju.
Parada Cultural
A Parada Cultural do Barco do Forró aconteceu no município da Barra dos Coqueiros. As apresentações do grupo de Samba de Coco, o Grupo da Melhor Idade e os Timbaleiros da Barra, com crianças do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), são alguns grupos já confirmados para abrilhantar o passeio durante os 20 dias do projeto. De acordo com o prefeito da Barra dos Coqueiros, Gilson dos Anjos, esta iniciativa da Secretaria de Turismo vai movimentar a economia do município. Para nós, que recebemos turistas de todas as regiões do Brasil neste período junino, é fantástico poder conhecer o estuário do Rio Sergipe e a cultura litorânea vizinha ao rio. Isso vai aumentar o fluxo de vendas do ambulante, do comerciante de bares e restaurantes da nossa cidade, espera o prefeito.
Já para o deputado federal e vice-presidente da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara, Valadares Filho, a visão empreendedora com a chegada do Barco do Forró, vai gerar dividendos para o turismo de Sergipe. Quero parabenizar o governo do estado, através do secretário Elber Batalha que, com esta visão visionária, vem beneficiando o turismo de Sergipe. Os turistas poderão ver as belezas do nosso rio e da nossa cultura, isso só faz com que o nosso estado cresça a cada vez mais, seja vendido lá fora com muita competência. Como vice-presidente da comissão de turismo e desporto da Câmara dos Deputados e como sergipano que sou, que amo meu estado, agora nós daremos uma guinada ainda maior em nosso turismo, gerando emprego, renda, desenvolvimento e o aquecimento da nossa economia.
Percurso
A embarcação sairá diariamente no Pier anexo ao Iate Clube de Aracaju, às 16h, percorrerá o Rio Sergipe e fará uma parada cultural na cidade da Barra dos Coqueiros. Lá, os turistas poderão conhecer as manifestações culturais do município com apresentações de quadrilhas juninas, grupos de Samba de Côco e Reisado, além de poderem saborear as comidas típicas do período. As saídas da Orla Por do Sol ocorrerão diariamente às 9h e às 14h. Quem quiser aproveitar o passeio pode se informar em qualquer agência de receptivo da capital.
Secretaria de Estado do Turismo - Setur

Nenhum comentário:

Postar um comentário