terça-feira, 14 de junho de 2011

França suspende utilização de Actos (medicamento para Diabetes tipo 2), antes foi banido do mercado seu concorrente Avandia por razões diferentes.


França suspende medicamentos contendo pioglitazona

14/06/2011 - 09:34

A Agência Europeia do Medicamento (EMA) foi informada pela Agência Francesa do Medicamento (Afssaps) da sua decisão de suspender a utilização de medicamentos contendo pioglitazona em França (Actos®, Competact®), enquanto aguarda pelo resultado da revisão dos riscos e benefícios destes medicamentos, indicados no tratamento de diabetes mellitus tipo 2, avança o Infarmed, em comunicado.

A decisão da autoridade francesa surge na sequência dos resultados de um estudo de coorte retrospectivo, realizado em França, que parecem sugerir um aumento do risco de cancro da bexiga em doentes a tomar pioglitazona.

Em Março de 2011, o Comité de Medicamentos de Uso Humano (CHMP) da EMA iniciou uma revisão dos medicamentos contendo piogliazona, de forma a investigar a hipótese de risco de cancro da bexiga associado à toma de pioglitazona. O CHMP encontra-se a analisar todos os dados disponíveis relevantes, nomeadamente dados de estudos farmacoepidemiológicos, dados clínicos e não-clínicos, notificações espontâneas de cancro da bexiga e literatura científica específica, para avaliar o seu impacto na relação benefício-risco destes medicamentos.

O CHMP vai avaliar também os resultados do estudo de coorte que decorreu em França e fará as recomendações necessárias a adoptar na União Europeia, após discussão agendada para a próxima reunião plenária do CHMP, nos dias 20 a 23 de Junho de 2011.

A EMA e o Infarmed continuarão a acompanhar e a divulgar todas as informações pertinentes relativas a este assunto.
Fonte: http://www.rcmpharma.com/actualidade/medicamentos/franca-suspende-medicamentos-contendo-pioglitazona_234

Nenhum comentário:

Postar um comentário