terça-feira, 28 de junho de 2011

Metformina + Paclitaxel formam uma nova via bioquímica para tratamento do Câncer de Mama e Pulmão.

Mais desenvolvimentos do uso de metformina no combate ao cancro

27/06/2011 - 12:09
Investigadores do Laboratório de Oncologia Molecular da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp testaram com sucesso uma nova via bioquímica para o tratamento do cancro, avança o portal ISaúde.
O estudo associou a metformina, o principal fármaco utilizado no tratamento da diabetes tipo 2, ao medicamento utilizado em quimioterapia paclitaxel, utilizado em doentes com cancro de mama e pulmão. Nos estudos realizados in vitro e em cobaias, os investigadores conseguiram inibir o crescimento do tumor. Esta associação representa um avanço na terapia-alvo e surge como nova linha de tratamento para os doentes oncológicos.
Isto foi possível devido ao insight dos investigadores em perceber a lógica bioquímica que existe por trás de ambas as doenças, que têm uma causa comum para cerca de 30% dos casos de cancro registados no mundo: a obesidade. A pesquisa vai ser publicada na revista norte-americana Clinical Cancer Research e teve como base a dissertação de mestrado "Efeito do paclitaxel na via IRS/PI3K/ Akt/mTOR em linhagem de adenocarcinoma de mama e carcinoma de pulmão", defendida no ano passado no programa de pós-graduação em fisiopatologia médica da FCM pelo biólogo Guilherme Zweig Rocha. A orientação do trabalho foi do professor do Departamento de Clínica Médica e médico oncologista José Barreto Campello Carvalheira.
A estreita relação entre a obesidade e o cancro tem vindo a ser confirmada por meio de estudos, pesquisas e análises em todo o mundo. O Instituto Nacional de Cancro (Inca) classifica o excesso de peso como o segundo maior factor de risco evitável para a doença. Segundo a União Internacional de Controle do Cancro, obesidade e sedentarismo são os principais factores de risco para cerca de 30% dos casos da doença. O mecanismo de como isto acontece merece atenção de investigadores mundiais.
No caso da diabetes, a relação é a mesma. Indivíduos com excesso de peso ou obesidade têm três vezes mais risco de desenvolverem diabetes do que uma pessoa considerada com peso normal. Para o tratamento da diabetes tipo 2, a substância mais utilizada no mundo é a metformina.
"Em busca de um mecanismo comum para a origem da obesidade e do cancro e com o conhecimento prévio de que a metformina, ao entrar na célula, leva à activação de uma proteína-chave que regula a proliferação celular, procurámos por medicamentos usados na quimioterapia cujo efeito actuasse nesta mesma proteína. E encontrámos um que fazia isto. A ideia foi associar as substências e o resultado que encontrámos foi surpreendente", disse. José Barreto Campello Caravalheira.
Fonte: http://www.rcmpharma.com/actualidade/medicamentos/27-06-11/mais-desenvolvimentos-do-uso-de-metformina-no-combate-ao-cancro


Atenção: Toda e qualquer matéria publicada ou reproduzida neste Blog tem sua origem descrita no link que levará o leitor ao site original que publicou ou republicou a referida matéria, assim como também, recomendamos aos leitores de matérias relacionadas à saúde, que por hipótese alguma façam uso de produtos ou métodos terapêuticos aqui republicados sem consultar um profissional devidamente habilitado na matéria. Este é um Blog particular no qual o seu criador não tem habilitação profissional reconhecida pelos órgãos reguladores da saúde. Não nos responsabilizamos por quaisquer danos ou prejuízos que o leitor venha a ter por inobservância deste alerta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário