sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

A luta continua contra a obesidade! FDA aprova Banda Gástrica Ajustável Lap-Band para os menos obesos.

FDA aprova banda gástrica para pacientes menos obesos
17/02/2011
A farmacêutica Allergan Inc. informou na quarta-feira (16) que recebeu aprovação para comercializar a banda gástrica ajustável Lap-Band --dispositivo que reduz estômago-- para milhões de pacientes que são menos obesos do que aqueles que usam o dispositivo.
A FDA (agência que regula remédios nos EUA) expandiu a aprovação para pacientes com IMC (índice de massa corporal) entre 30 e 40 e uma condição de peso relacionada à área médica, como diabetes ou pressão arterial elevada. Os pacientes também devem ter tentado perder peso previamente por meio de outros métodos, como dieta e exercício.
A Allergan, com sede em Irvine, na Califórnia, disse que um adicional de 26,4 milhões de pacientes americanos atende aos novos critérios de peso para implantar o dispositivo. O número é maior do que as 15 milhões de pessoas que atendiam aos critérios anteriores: índice de massa corporal igual ou superior a 40, ou igual ou superior a 35 com complicações relacionadas ao peso.
A banda gástrica ajustável está disponível nos EUA desde 2001 e cerca de 600.000 pessoas tiveram o dispositivo implantado, de acordo com a Allergan.
Durante a cirurgia, a banda é colocada sobre a parte superior do estômago e inflada com soro fisiológico para fixá-lo e restringir a quantidade de comida que pode entrar e passar pelo órgão. O dispositivo foi desenvolvido como uma alternativa à cirurgia de bypass gástrico, um processo permanente, no qual o alimento é desviado de uma bolsa no estômago para o intestino delgado.
Foram feitas cerca de 220 mil cirurgias de estômago no ano passado. Segundo dados da sociedade médica, os procedimentos com bandas representam 40% do total.
Cirurgiões dizem que isso ocorre pois o procedimento é reversível e os riscos são relativamente baixos para a sua crescente popularidade. Alguns pacientes que não eram obesos o suficiente para fazer a cirurgia de Lap-Band teriam tentado ganhar mais peso para atender às exigências de massa corporal.
Embora analistas tenham especulado que o número de vendas deve subir rapidamente, ainda há obstáculos para aumentar a utilização do processo, particularmente devido ao custo, que pode variar de $ 14.000 a $ 20.000. O próprio dispositivo custa US $ 3.000.
A expansão do Lap-Band pela FDA chega junto com o aumento dos custos dos cuidados de saúde que ameaçam consumir quase um quinto da economia dos EUA.
A despesa com cuidados de saúde relacionados à obesidade está estimada em US $ 147 bilhões, o dobro do valor de uma década atrás. Mais de um terço dos adultos americanos são obesos.
DA ASSOCIATED PRESS

Nenhum comentário:

Postar um comentário