quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Pesquisa do Ipea mostra nível de satisfação da população com o SUS duvidoso?


Nota de C&T sobre notícia postada na íntegra abaixo.
Gostaria muito de acreditar nessa pesquisa do Ipea. Nunca cheguei em um serviço de saúde pública para ser bem atendido ou perceber que outras pessoas estão satisfeita com o serviço de atendimento médico.
Os serviços especializados como: endocrinologia, cardiologia e outras especialidades, as agendas dos especialistas estão sempre lotadas.
Para mim é muito pouco, apenas 28,5% dos entrevistados classificar o serviço do SUS como ruim ou muito ruim. Não acredito nesta pesquisa apesar de não saber qual metodologia foi aplicada.
Nota postada por Teófilo Fernandes.


Para 28,5% dos brasileiros SUS é ruim ou muito ruim, diz Ipea
FOLHA ONLINE 09/02/2011 14h07
Pesquisa do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) divulgada nesta quarta-feira sobre o SUS (Sistema Único de Saúde), mostra que 28,5% dos brasileiros avaliam os serviços públicos de saúde como ruins ou muito ruins. Proporção semelhante --28,9%-- avalia o serviço entre bom e muito bom. O estudo ouviu 2.773 pessoas no período de 3 a 19 de novembro de 2010.
As avaliações mais críticas em relação ao SUS vêm justamente de quem não costuma usar os serviços. Entre os que usaram o SUS no último ano, 30,4% avaliam o serviço positivamente. Entre os que não usaram o serviço, 19,2% o consideram bom ou muito bom.
Os serviços do SUS com a pior avaliação na pesquisa foram o atendimento em centros e postos de saúde e o atendimento de emergência.
Já o serviço de saúde da família teve a melhor avaliação --80,7% dos entrevistados que foram visitados por membro da Equipe de Saúde da Família opinaram que o atendimento prestado é muito bom ou bom. A distribuição gratuita de remédios também teve avaliação positiva, com 69,6% de bom ou muito bom.
MELHORIAS
Aumentar o número de médicos e reduzir o tempo de espera para atendimento são as principais melhorias sugeridas por brasileiros para o SUS, de acordo com a pesquisa.
Sobre o atendimento em centros e postos de saúde, quase a metade dos entrevistados (46,9%) sugeriu que o número de médicos fosse aumentado. No atendimento por médicos especialistas, 37,3% dos entrevistados fizeram a mesma sugestão. O percentual é semelhante ao de pessoas que cobraram o mesmo em serviços de urgência e emergência (33%).
As melhorias seguintes sugeridas pelos entrevistados incluem a redução do tempo de espera para atendimento em centros e postos de saúde e também a redução do tempo de espera entre a marcação da consulta e a visita ao médico.
A mesma pesquisa indica que a razão para se ter um plano de saúde, para os brasileiros, é a maior rapidez no atendimento privado. Em segundo vem o fato de o benefício ser oferecido pelas empresas em que trabalham e depois vem a maior liberdade na escolha do médico


Nenhum comentário:

Postar um comentário