quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Laboratórios Nacionais (Indústrias Farmacêuticas) investem no lançamento de Biossimilares.


Laboratórios nacionais vão lançar biossimilares
Valor Econômico - 09/02/2011
Os laboratórios nacionais já começaram a fazer registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para os chamados medicamentos biossimilares. Segundo Odnir Finotti, presidente-executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos (Pró Genéricos), alguns desses medicamentos poderão ser lançados até o fim deste ano no país.
O Aché deverá fazer o registro de um medicamento biossimilar no início deste ano e outro até o fim de 2011, ambos voltados para oncologia, afirmou José Ricardo Mendes Silva, principal executivo. Mendes foi eleito presidente do conselho de administração do Pró Genéricos. Odnir Finotti mantém-se como presidente-executivo.
Os biossimilares, produzidos a partir dos remédios biológicos, equivalem aos genéricos, mas essas drogas não comprovam a bioequivalência com os originais, como ocorre com os genéricos.
Os biológicos são a nova aposta das grandes farmacêuticas. Esses produtos são derivados de materiais vivos (plantas, animais ou microrganismo) ou de células geneticamente modificadas. Os tipos de medicamentos biológicos mais conhecidos são os hormônios, como as insulinas e as vacinas.
Em dezembro, a Anvisa divulgou novas normas para o registro de produtos biológicos. As determinações estão reunidas na RCD (Resolução Colegiada da Diretoria) nº 55, que estabelece requisitos mínimos de qualidade, segurança e eficácia para medicamentos biológicos. A partir dessa resolução, a Anvisa permite o desenvolvimento de produtos biológicos por meio de comparabilidade com outros já existentes no mercado, ou seja, com os medicamentos biossimilares. (MS).


Nenhum comentário:

Postar um comentário