sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Teva, gigante dos genéricos se mantém forte.


Teva na liderança dos genéricos
A gigante de genéricos Teva teve um ano de forte crescimento em 2010, graças à aquisição da Ratiopharm, a expirações de patentes de medicamentos de grande sucesso, e ao sucesso do seu fármaco protegido por patente Copaxone®, escreve o site InPharm.
A empresa, sediada em Israel, já era a maior empresa mundial de genéricos, mas a aquisição da Ratiopharm em Março passado, por cerca de 5 mil milhões de dólares, ajudou a consolidar a sua situação.
A Teva também viu as suas vendas aumentarem à medida que explorou a expiração de patentes de vários dos medicamentos mais vendidos nos mercados globais, incluindo o Effexor XR® (venlafaxina) e o Respules Pulmicort® (budesonida).
A companhia também tem alguns produtos próprios protegidos por patentes, sendo o principal o tratamento para a esclerose múltipla Copaxone®, cujas vendas aumentaram até 17% em relação ao ano anterior, para 3,3 mil milhões de dólares.
"2010 foi um ano óptimo para Teva, um ano em que apresentámos resultados recordes em todas as nossas regiões, reforçando e ampliando a nossa liderança mundial", disse Shlomo Yanai, presidente e CEO da Teva.
"Em 2010, a Teva tornou-se líder de genéricos na Europa e reforçou a sua presença nos principais mercados emergentes. Este também foi um ano fantástico para o nosso negócio de marca, onde fizemos um excelente progresso no desenvolvimento de uma pipeline robusta e promissora de produtos de marca".

A Teva diz ter actualmente 206 pedidos para novos produtos a aguardar aprovação final da FDA (entidade que regula os medicamentos nos EUA), sendo que a grande maioria são genéricos. Segundo a companhia, o valor colectivo dos produtos de marca, abrangidos por estes pedidos nos EUA, tiveram vendas anuais acima dos 121 mil milhões de dólares.

As vendas da companhia na Europa aumentaram 21% em relação a 2009, atingindo os 3,9 mil milhões de dólares, devido principalmente à consolidação dos resultados da Ratiopharm. Em termos de moeda local, as vendas na Europa cresceram cerca de 26% em relação a 2009. Este aumento nas vendas resultou de fortes vendas de genéricos em toda a região (sobretudo na Alemanha, Espanha, Itália, Polónia e França), bem como do aumento das vendas do Copaxone®.
2011-02-11 | 10:16


Nenhum comentário:

Postar um comentário