sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

O assunto é sério! Riscos da automedicação são evidentes cientificamente. Indústria Farmacêutica, Drogarias e Farmácias, Distribuidores, SUS ineficiente, entre outras entidades são responsáveis.

Infecções urinárias cada vez mais resistentes a antibióticos
As infecções do tracto urinário estão a tornar-se cada vez mais difíceis de tratar devido ao aumento das resistências aos actuais antibióticos, alertam especialistas num estudo publicado no Journal of Medical Microbiology, citados pelo site Tribuna Médica Press.

O problema, dizem os autores do estudo, tem origem no uso excessivo de antibióticos na pecuária, que depois entram na cadeia alimentar. O trabalho da equipa de cientistas da Universidade de Hong Kong revelou que a resistência aos antibióticos passa, desta forma, dos animais para o homem.

Os autores debruçaram-se sobre a bactéria Escherichia coli, que é responsável pela maioria das infecções urinárias e detectaram a presença, tanto no homem como nos animais, de um gene idêntico responsável pela resistência aos antibióticos.
O gene, designados por aacC2, codifica a resistência à gentaminica, um antibiótico de uso comum, e foi identificado em cerca de 80% das 249 amostras retiradas de animais e do homem.
2011-02-17 | 14:40
Fonte: http://www.rcmpharma.com/news/12013/15/Infeccoes-urinarias-cada-vez-mais-resistentes-a-antibioticos.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário