sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Cuidado com a Manchete! Leia antes de tirar conclusões. Bebidas alcoólicas podem não ser tão prejudiciais como muitos imaginam.

Ingestão moderada de álcool reduz risco de diabetes tipo 2 em homens.

Homens de meia-idade que bebem entre uma e duas porções de cerveja, vinho ou licor diariamente correm menor risco de desenvolver diabetes tipo 2. É o que aponta o estudo realizado por investigadores da Harvard School of Public Health, nos EUA, em parceria com cientistas da Holanda, avança o site Isaude.net.

"Mudanças no padrão de consumo de álcool ao longo do tempo tem uma influência posterior sobre o risco de diabetes tipo 2", disse o autor do estudo, Michel Joosten, da Universidade de Wageningen, na Holanda. "Bebedores ocasionais que aumentam a sua ingestão a níveis moderados – por exemplo uma ou duas porções por dia – reduzem o risco de diabetes tipo 2", disse.

Inversamente, se os bebedores moderados reduzem o seu consumo ao longo do tempo, o risco de diabetes tipo 2 aumenta e torna-se comparável a bebedores inicialmente ocasionais. Nenhuma redução adicional de risco foi observada quando os homens aumentaram a ingestão para mais de duas porções por dia.

"De forma alguma podemos interpretar esses dados para dizer que as pessoas devem começar a beber para reduzir o risco de diabetes tipo 2. No entanto, o estudo dá-nos algumas compreensões sobre os mecanismos de acção para os benefícios do consumo moderado de álcool", observou o autor sénior do estudo, Eric Rimm. "O crescente corpo de evidência é forte o suficiente para sugerir que um indivíduo que está em risco de diabetes tipo 2 deve mudar seu estilo de vida para perder peso, aumentar a prática de exercício e comer uma dieta saudável. Os nossos resultados sugerem fortemente que uma dieta saudável pode incluir o consumo moderado de álcool".

O estudo


Os investigadores analisaram dados sobre 38 031 homens de meia-idade matriculados no American Health Professionals Follow-Up Study durante um período de 20 anos, de 1986 a 2006. O uso de álcool foi acompanhado através de questionários realizados a cada quatro anos. Os homens estudados estavam livres da diabetes tipo 2 em 1990. Um total de 1905 casos de diabetes tipo 2 apareceram durante o estudo.

O estudo investigou como quatro anos de mudanças no consumo de álcool afectam o risco de diabetes tipo 2 ao longo dos próximos quatro anos. Cerca de 75% dos homens manteve-se estável no seu padrão de consumo. Um aumento na ingestão a níveis moderados ao longo de quatro anos foi associado com um risco 25% menor de diabetes tipo 2 entre os bebedores inicialmente light.

Directrizes do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) foram usadas para calcular a quantidade de cerveja, vinho e licor consumido pelos participantes do estudo. As directrizes actuais do USDA consideram consumo moderado de álcool para os homens não mais do que duas porções por dia e para mulheres, não mais do que uma porção por dia.

Os investigadores discutem uma série de potenciais mecanismos fisiológicos de como o álcool pode reduzir o risco de diabetes.

Os cientistas encontraram indícios de que o aumento do consumo de álcool a níveis moderados foi associado a melhores níveis de hemoglobina A1C, uma medida do nível médio de glicose no sangue nos últimos dois ou três meses. Como em estudos anteriores, os investigadores descobriram que o álcool aumentou os níveis de adiponectina, uma hormona que melhora a sensibilidade à insulina e protege contra o diabetes tipo 2.
2011-02-17 | 15:41

Nenhum comentário:

Postar um comentário