terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Será que Ronaldo Fenômeno foi mal assistido pelo seu médico? Levotiroxina não configura doping!


Tratamento para hipotireoidismo não configura doping, diz médica

O hipotireoidismo, doença que Ronaldinho admitiu ter nesta segunda-feira (14) ao anunciar seu adeus à carreira, é tratado com levotiroxina, medicamento que simula a ação do hormônio da tireoide no organismo  

A droga, que deve ser usada para o resto da vida, não está na lista de remédios proibidos do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), nem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Além disso, quando um atleta sofre de algum tipo de doença crônica que exija o uso de alguma substância proibida pelo comitê antidoping, ele precisa "contatar a respectiva confederação para solicitar uma permissão especial, que poderá ser concedida após a análise do diagnóstico e da indicação apropriada de um determinado medicamento", como explica a cartilha do COB.
"Uma pessoa saudável que use a levotiroxina poderia ter vantagens no esporte porque a substância acelera o metabolismo", explica a endocrinologista Stela Mara Pereira Palacio, do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, em São Paulo. Mas isso não se aplica às pessoas que fazem a reposição do hormônio por causa do hipotireoidismo, a deficiência do hormônio da tireoide. Nesses indivíduos, o tratamento apenas devolve o equilíbrio ao organismo.
Sintomas
O hipotireoidismo provoca sintomas como fadiga, estresse, depressão, retenção de líquido, prisão de ventre e intolerância ao frio, entre outros. "É como se o corpo todo ficasse desacelerado", explica a médica. O diagnóstico é feito com exame de sangue, que determina os níveis de TSH e T4 livre.
Quando a enfermidade não é tratada, os sintomas se agravam e a pessoa pode até entrar em coma.

A causa mais comum do hipotireoidismo em adultos é a tireoidite de Hashimoto, uma doença autoimune: "o organismo entende a glândula tireoide como um corpo estranho", descreve. O problema é mais comum em mulheres. O risco aumenta conforme o avanço da idade e a existência de casos na família aumenta a probabilidade de desenvolver a doença.
Ser portador de outra doença autoimune, como diabetes tipo 1 ou vitiligo, assim como sofrer de hepatite C ou Síndrome de Down, também pode aumentar o risco de hipotireoidismo.
Medicamentos

A disfunção da glândula ainda pode ser causada pelo uso de certos medicamentos, como o carbonato de lítio (para tratar transtorno bipolar) e a amiodarona (para arritmia cardíaca).

O uso de remédios para emagrecer com hormônio tireoidiano - prática muito comum até pouco tempo - é outra causa possível de hipotireoidismo, assim como os tratamentos com radiação feitos na região da cabeça ou do pescoço.


Fonte: http://www.expressomt.com.br/noticiaBusca.asp?cod=120783&codDep=3

Nenhum comentário:

Postar um comentário