Grupo Recordati anuncia primeiro lançamento da pitavastatina na Europa
03/05/2011 - 12:07

“O lançamento de Livazo® e de Alipza® em Espanha, que é considerada como um dos principais mercados farmacêuticos da Europa, representa o primeiro passo para a implementação desta nova arma terapêutica no continente europeu”, declarou Giovanni Recordati, CEO da Recordati. "Este medicamento representa uma nova e interessante solução farmacológica para um problema que constitui um dos principais factores de risco cardiovascular.”
A pitavastatina apresenta-se em comprimidos, com três dosagens diferentes: 1, 2 e 4 mg, e está indicada para a redução do colesterol total e C-LDL em doentes adultos com hipercolesterolemia primária e dislipidemia mista, quando a dieta e outras medidas não-farmacológicas são consideradas insuficientes.
Nos ensaios clínicos controlados, envolvendo mais de 1.600 doentes, ficou demonstrado que pitavastatina induz uma redução nos níveis de LDL-colesterol (o "mau" colesterol, que contribui para a formação de placas ateroscleróticas) e um aumento no colesterol HDL (o colesterol "bom" que remove a gordura da parede arterial). Trata-se assim de um duplo efeito que deve ser considerado como altamente relevante, uma vez que parece reduzir o risco relativo de doença cardiovascular e outras complicações.
Tem sido também demonstrado que pitavastatina é metabolizada de forma reduzida pelas enzimas do citocromo P450 (CYP), minimizando, desta forma, o risco de respostas imprevisíveis no tratamento e de interacção com outros medicamentos metabolizados por esta via. A pitavastatina tem um excelente perfil de segurança e representa um novo tratamento eficaz e seguro para dislipidemia.
Sobre a pitavastatina
A pitavastatina é uma estatina investigada pela empresa farmacêutica japonesa Kowa e licenciada à Recordati para a maior parte do mercado europeu. Está disponível no Japão desde 2003 e foi recentemente lançada nos Estados Unidos pela Kowa Pharmaceuticals em parceria com a Eli Lilly num acordo de co-promoção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário