sábado, 7 de maio de 2011

Estudo revela eficácia de fármaco da Abbott no tratamento do VIH

06/05/2011 - 12:49

O Estudo PROGRESS da Abbott comprovou que, durante 96 semanas, uma combinação de Kaletra® (lopinavir / ritonavir) e Isentress® (raltegravir) teve resposta virológica e imunológica semelhante, quando comparada com uma combinação de Kaletra® e Truvada® (tenofovir / emtricitabina) em doentes que iniciavam o primeiro tratamento para a infecção pelo VIH. Os resultados do estudo foram apresentados a 9 de Abril na Conferência Pan-Americana de Doenças Infecciosas, em Punta del Este, no Uruguai, avança comunicado de imprensa.

"O facto de as pessoas viverem hoje mais tempo com o VIH, faz com que exista uma maior necessidade de novos regimes de tratamento seguros e eficazes", afirmou Pedro Cahn, Director Científico da Fundação Huésped, e responsável pelo Departamento de Doenças Infecciosas do Hospital Juan Fernandez, na Argentina. "Os dados do PROGRESS sugerem que a combinação de lopinavir/ ritonavir com raltegravir pode oferecer uma alternativa de tratamento para os doentes em que os inibidores nucleosídeos da transcriptase reversa (NRTIs) possam não ser uma opção, devido aos efeitos secundários ou falência virológica."

No estudo PROGRESS (PROtease/InteGRasE Simplification Study) às 96 semanas, verificou-se que:

• Uma proporção similar de doentes apresentaram níveis de VIH-1 RNA inferiores a 40 cópias / mL (definido como indetectável) quando tratados com Kaletra® e Isentress® (66,3 por cento), em comparação com Kaletra® e Truvada® (68,6 por cento).

• Em média, ambos os grupos tiveram uma resposta imunitária positiva semelhante, medida através do aumento nas contagens das células CD4 e T.

• A segurança e tolerabilidade, incluindo a incidência de acontecimentos adversos, moderados a graves, relacionados com o tratamento, foram geralmente semelhantes entre os regimes de tratamento, à excepção de um por cento de indivíduos com aumentos de CPK: a combinação Kaletra® e Isentress® foi de 19,8 por cento e Kaletra® e Truvada® foi de 8,7 por cento.

• As taxas de descontinuação devido a efeitos secundários ou falhas virológicas foram semelhantes nas duas combinações.

"O Kaletra® é um dos inibidores da protease mais estudados e o Abbott acredita que é importante procurar novas formas de combinar o Kaletra® com outros medicamentos para o tratamento do VIH, para explorar o impacto da sua utilização a longo-prazo", afirmou Scott C. Brun, vice-presidente da divisão de doenças infecciosas do Global Pharmaceutical Research and Development da Abbott. "A combinação do Kaletra® e Isentress® pode constituir uma alternativa terapêutica para responder a estes problemas".

Nenhum comentário:

Postar um comentário