domingo, 15 de maio de 2011

Mamógrafos do SUS são avaliados para campanha contra câncer

Nota C&T:
Comentário sobre matéria abaixo: " Mamógrafos do SUS são avaliados para campanha contra câncer" .
Infelizmente a gestão pública sempre deixa a desejar. Não nos surpreendem coisas do tipo: A Presidente da República lançar uma campanha de prevenção ao câncer de mama em março sem ter conhecimento do estado da ferramenta número um, o mamógrafo. Será que o Governo Federal precisa fazer uma auditoria para saber o estado físico e operacional destes aparelhos caríssimos? Onde estão os gestores das unidades guardiãs de tais aparelhos (patrimônio público)? Eles não fazem nenhum tipo de acompanhamento, não têm responsabilidades para reportar aos seus  superiores, a ninguém? Já imaginaram quanto o Estado vai gastar só para auditar o estado destes aparelhos? É uma vergonha! Por exemplo: No inicio deste ano tomamos conhecimento através da imprensa que o mamógrafo de um  dos Hospitais Universitário de Pernambuco estava há um ano sem funcionar por falta de manutenção.
Pelo menos não lançar uma campanha sem saber as condições operacionais seria o mínimo do bom senso esperado de quem tem a obrigação de tê-lo.
Nota de Teófilo Fernandes


Mamógrafos do SUS são avaliados para campanha contra câncer
15/05/2011
São Paulo – (Folhapress) - Mamógrafos distribuídos em 823 municípios brasileiros e utilizados na rede pública de saúde vão passar por auditorias para avaliar as condições de utilização para a campanha de prevenção de câncer de mama laçada pela presidente Dilma Rousseff em março. As informações são da Agência Brasil.

De acordo com o Ministério da Saúde, até o dia 17 de junho, todas as unidades de saúde que possuem mamógrafos devem ter passado pela vistoria. O mapeamento da situação dos aparelhos começará pelas 27 capitais e será feito por auditores da própria pasta e de secretarias de saúde estaduais e municipais.

Serão levados em conta fatores como a quantidade de exames produzidos em um determinado intervalo de tempo, localização, marcas e modelos dos aparelhos. Também serão registradas informações do quadro de profissionais de saúde envolvidos na operacionalização dos mamógrafos, como médicos, enfermeiros e técnicos em radiologia.

Os dados serão compilados em um relatório que, segundo a pasta, será entregue ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha, até o final do mês de julho, para servir de base para o desenvolvimento do Plano Nacional de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer de Colo de Útero e de Mama, lançado pela presidenta Dilma Rousseff em março.

Dados do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde indicam que cerca de 2.190 mamógrafos são mantidos pelo SUS ou por redes conveniadas.

Fonte: http://www.ilustrado.com.br/2011/ExibeNoticia.aspx?Not=Mam%C3%B3grafos%20do%20SUS%20s%C3%A3o%20avaliados%20para%20campanha%20contra%20c%C3%A2ncer&NotID=3367 

Nenhum comentário:

Postar um comentário