sábado, 7 de maio de 2011

Remédio para glaucoma promete crescimento de cílios longos e grossos
O produto já é usado há um ano e meio nos Estados Unidos e chega ao Brasil, dividindo opiniões
por Rafaele Rego   
Através de testes para tratar o glaucoma, médicos americanos descobriram, por um acaso, a solução para o crescimento de cílios. Trata-se do Latisse, que tem como princípio ativo a bimatoprosta, substância usada contra a doença visual. Há um ano e meio, o produto já vem sendo usado nos Estados Unidos por mulheres que antes tinham de recorrer diariamente ao rímel para levantar o olhar. Embora agrade à mulherada, o item recém-chegado ao Brasil é vendido em farmácias com receita, mas divide opiniões entre especialistas.
As orientações da bula recomendam que o produto seja usado somente uma vez ao dia. Com o pincéis descartáveis, a aplicação é feita na linha dos cílios superiores, pois o uso contínuo causa escurecimento da pele. O Latisse promete cílios mais volumosos e grossos em até seis semanas, mas para isso acontecer, a usuária deve estar atenta à uma série de contraindicações.
Por ter sido desenvolvido como colírio para o tratamento do glaucoma, o Latisse pode reduzir a pressão intraocular. Além disso, é possível que cause irritação e ainda uma série de efeitos negativos, caso seja usado de maneiro incorreta. A oftalmologista Mariana Coelho afirma que esse tipo de tratamento pode ser perigoso e alterar o funcionamento do globo ocular, baixando sua pressão. “É como a pressão arterial. Se a pessoa tem uma pressão arterial normal e usa algum medicamento que desregula essa pressão, futuramente terá problemas”, explica.

Mariana ressalta que quando usada para tratamento do glaucoma, a substância também pode alterar a cor do olho e fazer os cílios nascerem brancos. “É imprevisível. Em alguns pacientes os cílios crescem. Já em outros, continuam como antes”.

Para a médica dermatologista Lídia Magalhães, desde que a mulher não sofra de dismorfofobia, síndrome de distorção da imagem,  qualquer tratamento estético é válido, principalmente quando é relacionado ao olhar feminino. “O olhar é a parte mais importante para a harmonia do rosto e é a única coisa que nenhuma cirurgia plástica consegue mudar. E como o cílio é a moldura do olho, qualquer tratamento estético que vá aumentar a autoestima feminina é válida, porém, é necessário que o tratamento tenha acompanhamento médico”, ressalta.

A dermatologista diz, ainda, que o remédio chegou ao Brasil com uma proposta funcional, mas para dar certo é preciso seguir todas as regras do uso. “Existe uma série de produtos que prometem o efeito, mas que não funcionam. O Latisse tem um efeito positivo e, se for usado de maneira correta, não causa nenhum problema para a mulher”, afirma.
Imagens: Latisse.com
Fonte: http://www.portalibahia.com.br/p/redacaoibahia/saude-e-bem-estar/18267-produto-promete-cili 

Nenhum comentário:

Postar um comentário