sexta-feira, 20 de maio de 2011

20 de maio: Dia do Medicamento Genérico é comemorado com crescimento expressivo.

Medicamentos genéricos registram 30% de crescimento segundo o IMS Health
No dia 20 de maio, o Brasil comemora o Dia Nacional do Medicamento Genérico. São doze anos desta classe de medicamento à disposição dos brasileiros, já que foi lançado no mercado no ano 1999. Mesmo sendo um medicamento extremamente seguro, já que passa por aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Ministério da Saúde, muitas pessoas desconhecem o assunto. Mas isso está mudando, já que este tipo de medicamento já representa 25% do mercado total de fármacos no Brasil, segundo o IMS Health, empresa que audita todo o mercado farmacêutico do país. O Laboratório Teuto, que foi pioneiro na produção de genéricos no Brasil, comemora o dia também com muitas novidades para o ano de 2011.
Os medicamentos genéricos são, obrigatoriamente, no mínimo 35% mais econômicos que os medicamentos de referência. Isso gera uma enorme economia para a população. Esse tipo de produto tem seu custo mais baixo, pois os fabricantes não precisam investir em pesquisas ou propaganda. A exigência de comprovação de intercambialidade (a substituição do medicamento de referência pelo seu genérico) com os medicamentos de referência, torna os genéricos totalmente confiáveis.
Os genéricos substituem o medicamento de marca com a mesma eficácia, por um custo menor, beneficiando toda a população brasileira. "Com toda a certeza o genérico revolucionou a saúde no Brasil. Foi um movimento de democratização no país. Pessoas que não tinham acesso a medicamentos, pelo alto valor, agora têm, o que gerou uma melhora muito grande na qualidade de vida e bem-estar da população", explica o diretor de marketing do Laboratório Teuto, Ítalo Melo.
A Anvisa iniciou, desde o princípio do ano, um procedimento mais rápido para a aprovação de novos medicamentos genéricos. Assim, somente no primeiro trimestre foram aprovados 73% mais medicamentos que no mesmo período do ano passado. O impacto foi imediato nas vendas de genéricos que cresceram 32% no primeiro trimestre de 2011, segundo a Pró-Genéricos. Ou seja, a economia não foi só no bolso do consumidor, mas também foi sentida nos cofres públicos que se beneficiaram com o baixo preço desta medicação.
Com este crescimento significativo, o medicamento genérico já representa 25% do mercado total de fármacos. O Laboratório Teuto deve colaborar com este crescimento ainda neste ano, já que irá ampliar seu portifólio de genéricos em 20% só este ano. "Vamos lançar no mínimo mais 25 medicamentos genéricos ainda em 2011. Todos estes produtos levarão mais saúde e mais economia para todos os brasileiros, com toda a certeza", explica Rodrigo Macedo, responsável pelo departamento de novos negócios e mercado do Laboratório Teuto.
O crescimento do Genérico Teuto foi acima da média do mercado. "Nos quatro primeiros meses do ano a produção do Laboratório Teuto em genéricos teve um crescimento de 34% em relação ao mesmo período do ano passado, e as expectativas da empresa é manter este nível, ficando acima da média do crescimento do mercado", explica Elizarmar Costa da controladoria da indústria.
Concurso "12 Anos de Genéricos no Brasil"-Neste ano, em que o medicamento genérico comemora seu 12º aniversário, o Laboratório Teuto dá continuidade a campanha, que teve início no ano passado, que contribui para a expansão dos genéricos no país. O concurso "12 Anos de Genéricos no Brasil" tem como objetivo explicitar a visão que farmacêuticos e estudantes de farmácia têm sobre a data, que é comemorada, oficialmente, dia 20 de maio. Todas as informações sobre o concurso estão no site Espaço Farmacêutico [www.espacofarmaceutico.com.br].
Os vídeos que concorrerão devem ter até 3 minutos e mostrar de forma criativa qual o significado desses "12 Anos de Genéricos no Brasil". Cada participante deverá comprovar seu vínculo com a área dos estudos farmacêuticos. Os profissionais deverão apresentar o número do Conselho Regional de Farmácia (CRF) e os estudantes a declaração de matrícula que comprove que o aluno está regularmente matriculado em um curso de farmácia. Sem essas informações os participantes não concorrerão aos prêmios.
A comissão avaliadora do concurso será formada por profissionais do Laboratório Teuto, do Conselho Regional de Farmácia de Goiás, Conselho Federal de Farmácia e Universidade Federal de Goiás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário