terça-feira, 31 de maio de 2011

Anvisa aprova uso do MABTHERA® (rituximabe da Roche) para tratamento de leucemia

Medicamento, associado à quimioterapia, já era considerado tratamento padrão nos EUA e na Europa. No Brasil, poderá oferecer melhor sobrevida aos pacientes com leucemia linfocítica crônica, o tipo de leucemia mais comum em adultos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária aprovou o uso do medicamento Rituximabe (cujo nome comercial é MabThera) para tratamento da leucemia linfocítica crônica (LLC), na primeira linha e na recaída, no Brasil. O medicamento, produzido pela Roche Farmacêutica, significa uma nova esperança para pacientes que sofrem com este que é o tipo mais comum de leucemia em adultos.

O MabThera® (rituximabe), acompanhado de quimioterapia, já é considerado o tratamento padrão contra leucemia linfocítica crônica na Europa e nos Estados Unidos, em primeira linha e recaída. Na Europa, estas duas indicações para o uso do MabThera® (rituximabe) foram aprovadas no ano passado, a partir de dois estudos internacionais fase III chamados CLL8 e REACH.

O estudo CLL8 comprovou que o tratamento com MabThera® (rituximabe) acompanhado de fludarabina e ciclofosfamida prolonga a vida dos pacientes com LLC, algo inédito no tratamento da doença. Conduzido em 11 países, o estudo contou com a participação de 817 pacientes com LLC.

O MabThera® (rituximabe) foi também aprovado para tratamento de LLC de recaída. O estudo REACH, publicado em abril do ano passado e realizado com 552 pacientes, comparou o uso do MabThera® (rituximabe) associado à quimioterapia em pacientes previamente tratados apenas com quimioterapia. O medicamento melhorou significamente a evolução dos pacientes com LLC tratados anteriormente.

De acordo com o médico hematologista Jacques Tabacof, especialista em leucemias e linfomas, o tratamento de leucemia linfocítica crônica com MabThera® (rituximabe), associado à quimioterapia, foi o primeiro a oferecer aumento de sobrevida global aos pacientes que sofrem com a doença. “Essa combinação foi a que se mostrou a mais eficiente, o melhor resultado de todos os tempos. Aumentou significativamente a sobrevida global dos pacientes. O estudo fase III divulgado no passado confirma isso de uma vez por todas”, afirma.

A autorização do uso de MabThera® (rituximabe) para leucemia linfocítica crônica no Brasil é um avanço no tratamento e cuidado com os pacientes. Segundo o especialista, significa dar oportunidade aos pacientes de receberem o melhor tratamento para a doença. “Essa aprovação é importante porque torna quase obrigatória a cobertura da combinação de MabThera e QT pelos planos de saúde. Auxiliará no acesso dos pacientes ao melhor tratamento realizado pela medicina para a leucemia linfocítica crônica”, acredita Dr. Jacques Tabacof.

Leucemia

A leucemia é uma doença maligna dos glóbulos brancos (leucócitos) e tem como principal característica o acúmulo de células jovens anormais na medula óssea, que substituem as células sanguíneas normais. Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) apontam que em 2008, 5.686 pessoas morreram vítimas da doença no Brasil. A estimativa para 2010 é que 9.580 novos casos sejam diagnosticados no país.

As leucemias costumam ser agrupadas em dois tipos, com base em quão rapidamente evolui e se torna grave: crônica (que geralmente se agrava lentamente ) e aguda (que geralmente se agrava rapidamente).

A leucemia linfocítica crônica (LLC) afeta as células linfóides e, em geral, desenvolve-se vagarosamente. Representa cerca de 40% de todos os casos de leucemia diagnosticados, é considerada incurável e atinge principalmente os idosos. O tratamento com MabThera tem o objetivo de controlar os sintomas e prolongar o tempo de vida dos pacientes sem que a doença piore.

Sobre a Roche

Com sede em Basiléia, na Suíça, a Roche é uma das líderes mundiais na pesquisa de produtos para a saúde, atuando fortemente e de modo combinado nas áreas farmacêutica e de diagnóstico. A Roche é a maior empresa de biotecnologia do mundo, e tem medicamentos diferenciados para as áreas de oncologia, virologia, inflamação, metabolismo e SNC. Além disso, a Roche é líder mundial em diagnóstico in vitro e no diagnóstico tecidual de câncer, e pioneira no tratamento do diabetes. A estratégia de medicina personalizada da Roche tem como foco o fornecimento de medicamentos e ferramentas de diagnóstico que possibilitem melhoras tangíveis na saúde, qualidade de vida e sobrevida dos pacientes. Em 2010, a Roche tinha mais de 80.000 funcionários em todo o mundo, e investiu mais de 9 bilhões de francos suíços em P&D. O Grupo registrou vendas de 47,5 bilhões de francos suíços. A Genentech, nos Estados Unidos, é uma subsidiária integral do Grupo Roche. A Roche tem participação majoritária na Chugai Pharmaceutical, do Japão. Mais informações na página: www.roche.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário