domingo, 15 de maio de 2011

Semana Internacional de Conscientização da Tireoide

Do dia 23 a 27 de maio será realizada a “Semana Internacional de Conscientização da Tireoide”. A iniciativa mundial realizará ações para conscientizar o público, imprensa e profissionais de saúde sobre a importância da glândula tireoide e seus distúrbios.  Aproximadamente 300 milhões de pessoas sofram de disfunções da tireoide em todo o mundo.

Atividades

O dia 25 de maio foi adotado pelas quatro sociedades irmãs (LATS, ETA, ATA e AOTA)* como o “Dia Internacional da Tireoide”. Desde 2009, a Federação Internacional de Tireoide, em conjunto com organizações de pacientes, desenvolvem campanhas educacionais ao redor do mundo durante o que se denominou de  “Semana Internacional de Conscientização sobre a Tireoide”.

Neste ano, a Semana de Conscientização Internacional sobre a Tireoide terá atividades de 23 a 27 de maio. No Brasil, o Departamento de Tireoide da SBEM promoverá uma série de ações educacionais em todo território nacional, destinadas a profissionais da saúde e ao público geral. O objetivo é a conscientização sobre a importância da glândula tireoide e seus distúrbios. A campanha envolverá palestras, distribuição de material impresso e divulgação para a mídia.

O que é a Tireoide?

A tireoide é uma glândula localizada na região anterior do pescoço que tem forma de borboleta. Os hormônios tireoidianos (T4 e T3) são responsáveis pela regulação do metabolismo, ou seja, por todo o trabalho celular do organismo. Assim, uma tireoide hipoativa (hipotireoidismo) ou hiperativa (hipertireoidismo) pode causar uma gama de sinais e manifestações clínicas que afetam a qualidade de vida dos pacientes.

No entanto, porque os sintomas podem ser leves ou inespecíficos, o diagnóstico é muitas vezes confundido com outras condições e não realizado.

Fique Atento

Estima-se que aproximadamente 300 milhões de pessoas sofram de disfunções da tireoide em todo o mundo, sendo que  mais da metade desconhecem sua condição.  As mulheres em particular e os idosos são mais suscetíveis às doenças da tireoide.

No idoso, os sintomas dos distúrbios da tireoide podem ser confundidos com os da própria idade e não serem adequadamente tratados.  Os distúrbios funcionais da glândula, se não tratados, podem causar complicações graves, entre as quais doenças cardiovasculares. Podem ainda afetar a gestação e o feto em desenvolvimento. Por outro lado, as disfunções da tireoide podem ser facilmente detectadas, através de um exame, o TSH, que avalia os níveis séricos do hormônio estimulador da tireoide. O teste é simples, de baixo custo e disponível pelo SUS.

Hipotireoidismo Congênito

Outro ponto que o Departamento de Tireoide faz questão de lembrar e aproveita a Semana Internacional da Tireoide para fazer um alerta sobre o diagnóstico do hipotireoidismo congênito e a triagem neonatal.

Segundo a Dra Laura Ward, professora da UNICAMP e presidente do Departamento de Tireoide da SBEM, o Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN) foi criado pelo Governo Federal com o objetivo de prover cobertura universal em todo o território nacional e garantir a realização de todas as etapas. As fases vão da coleta até o tratamento e acompanhamento dos casos detectados, com o custeio de todas as etapas pelo Sistema Único de Saúde (Portaria GM/nº. 822).

“Nosso Departamento de Tireoide lançou a campanha pelo dia 3, dia em que se realiza a punção de calcanhar para coleta de sangue do recém-nascido para diagnóstico de doenças congênitas. Entre as doenças o hipotireoidismo o é das mais frequentes (1 caso para cada 3500 recém-nascidos). O hipotireoidismo congênito é doença que pode levar a várias deformidades, além de causar retardo mental. Contudo se for diagnosticado precocemente e tratado de forma adequada tem seus efeitos, totalmente, prevenidos com a simples administração de um comprimido de levotiroxina (o hormônio que deixou de ser fabricado e que podemos repor na quantidade adequada)”, explica a Dra. Laura.

Hipotireoidismo congênito, doenças autoimunes e nodulares da tireoide, câncer e outros assuntos relacionados deverão ser discutidos por todo país durante a última semana de maio, e em particular no dia 25 de maio quando se comemora “Dia Internacional da Tireoide”. Estão sendo programadas várias palestras pelo país, que serão anunciadas mais adiante, destinadas a abrir espaços de informação para o público.

LATS - Latin American Thyroid Society – www.lats.org
ETA - The European Thyroid Association - www.eurothyroid.com
ATA – American Thyroid Association - www.eurothyroid.com
AOTA – Asia & Ocenia Thyroid Association - www.aothyroid.org

Fonte: http://www.tireoide.org.br/dia-mundial-da-tireoide-25-de-maio/

Nenhum comentário:

Postar um comentário