domingo, 15 de maio de 2011


O ciclo de palestras orientativas sobre uso racional de medicamentos, realizado pela indústria farmacêutica Prati-Donaduzzi, já atingiu mais de mil pessoas entre alunos e idosos atendidos pelo Certi - Centro de Revitalização da Terceira Idade, em Toledo. O objetivo dos encontros é informar e conscientizar a sociedade sobre os riscos da automedicação e suas implicações. A farmacêutica Rubia Porsch, explica que os encontros proporcionam o esclarecimento de dúvidas sobre medicamentos. “Surgiram muitos questionamentos sobre a forma de tomar os medicamentos, as situações em que é necessário o uso de antibióticos e também a quantidade de medicamentos utilizadas por muitosidosos”, fala.

Para o Diretor do Colégio Estadual Jardim Porto Alegre, Rubens Bragagnollo, a aceitação por parte dos alunos foi acima do esperado. "A palestra foi recebida de forma muito positiva pela comunidade escolar, pois muitas vezes a falta de conhecimento faz as pessoas agirem pelo senso comum e utilizarem um medicamento de forma precipitada e sem orientação de um profissional médico ou farmacêutico", diz.

Bragagnollo ressalta ainda sobre a importância de repassar essas informaçoes. "Com certeza os alunos levarão os conhecimentos adquiridos para família e vizinhos, disseminando a informação contribuem para a redução do uso indiscriminado de medicamentos", finaliza.

Nas palestras, Rúbia também falou sobre medicamentos fracionáveis, alternativa que possibilita que o paciente adquira apenas a quantidade necessária para o tratamento prescrito, projeto em que a Indústria de Toledo é pioneira no Brasil. "Muitas pessoas ainda não conhecem essa opção e tiveram a oportunidade de se informar sobre o assunto", finaliza.

Intoxicação no Brasil

Segundo o Sinitox - Sistema Nacional de Informações Tóxico Farmacológicas, em 2008 foram 26.384 os casos de intoxicação humana por medicamentos no Brasil, o que corresponde a 30,71% dos casos totais. A maioria das intoxicações acontecem devido ao uso incorreto de medicamentos utilizados como forma de prevenir e tratar doenças ou recuperar a saúde. Ainda segundo o Sinitox, do número total de casos de intoxicação por medicamentos em 2008, 90 resultaram em óbito.

Fonte: http://www.segs.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=37775:prati-donaduzzi-realiza-palestras-educativas-sobre-uso-racional-de-medicamentos&catid=47:cat-saude&Itemid=328 

Nenhum comentário:

Postar um comentário