sábado, 28 de maio de 2011

Sanofi acusada de pagar a médicos para fazer lobby na FDA contra genéricos
26/05/2011 - 09:51
 
Um relatório do Comité de Finanças do Senado dos EUA afirma que a Sanofi pagou mais de 5 milhões de dólares a dois grupos de médicos e a um investigador para realizarem uma "interacção independente" com a FDA (entidade que regula o medicamento nos EUA), num esforço para atrasar a aprovação de uma versão genérica do Lovenox® (enoxaparina). O presidente do Comité, Max Baucus, disse que o "relatório revela evidências de que o pagamento aos médicos para fazerem lobby na FDA contra genéricos foi uma estratégia da empresa farmacêutica – e isso é totalmente inaceitável", avança o site FirstWord.

Segundo o relatório, entre 2007 e 2010 a farmacêutica pagou mais de 2,6 milhões de dólares à Sociedade de Medicina Hospitalar, mais de 2,3 milhões de dólares à Fundação norte-americana da Trombose, e mais de 260 mil dólares a Victor Tapson, um especialista em trombose da Duke University. Os três elementos visados participaram numa petição ao FDA sobre preocupações em relação às versões genéricas do Lovenox® "após o incentivo da Sanofi", revela o relatório, que não divulgou as ligações financeiras com a farmacêutica.

Registos obtidos pelo comité indicam que a Sociedade de Medicina Hospitalar foi inicialmente reticente em participar no processo da petição de cidadãos uma vez que "não tinha historial de fazer comentários semelhantes à FDA" e pode não ter "a competência ou conhecimento para dizer muito sobre" o problema. No entanto, o e-mail acrescentou: "Queremos dar a qualquer questão que é importante para a nossa parceira a nossa consideração cuidadosa".

Comentando o relatório, a Sanofi disse que "a petição de cidadãos para o Lovenox® e os comentários de alguns especialistas de fora levantaram questões importantes e legítimas sobre a segurança dos doentes e considerações à atenção da FDA". No entanto, o membro sénior do Comité de Finanças Chuck Grassley advertiu que "se a FDA não está a pedir a divulgação das relações financeiras, está a operar de um ponto de vista desinformado".

A primeira versão genérica do Lovenox® foi aprovada pela FDA em Julho do ano passado, e é comercializado pela unidade de genéricos da Novartis, a Sandoz, e a sua parceira Momenta Pharmaceuticals. Outros pedidos de versões genéricas apresentados por outras duas farmacêuticas estão pendentes. As vendas globais do produto da Sanofi atingiram mais de 4 mil milhões de dólares em 2009.
Fonte: http://www.rcmpharma.com/actualidade/industria-farmaceutica/sanofi-acusada-de-pagar-medicos-para-fazer-lobby-na-fda-contra-ge 

Nenhum comentário:

Postar um comentário