sábado, 9 de abril de 2011

Mais uma Indústria Farmacêutica Nacional foi comprada por uma multinacional graças a importância deste mercado.

Amgen estabelece operações comerciais no Brasil
Sex, 08 de Abril de 2011 12:54
A Amgen (NASDAQ: AMGN), uma das principais empresas de biotecnologia do mundo, anunciou hoje a expansão de suas operações no Brasil, incluindo a aquisição da Bergamo, empresa farmacêutica brasileira de capital fechado. A Amgen também celebrou um acordo para recuperar os direitos sobre seus produtos no Brasil que haviam sido cedidos à Mantecorp (subsequentemente adquirida pela Hypermarcas). Juntas, essas operações possibilitarão à Amgen uma presença significativa no Brasil, além do acesso imediato e direto a um dos mercados farmacêuticos com o crescimento mais rápido do mundo.
A Bergamo, importante fornecedora de medicamentos para o setor hospitalar no Brasil, é especializada em medicamentos oncológicos e possui um parque industrial no Estado de São Paulo. A receita bruta da Bergamo em 2010 foi de US$80 milhões e desde 2007 vem crescendo a uma taxa anual de 19%. De acordo com os termos da operação anunciada hoje, a Amgen adquiriu a propriedade total da Bergamo pelo valor aproximado de US$215 milhões. 
A Amgen também assinou um contrato preliminar com a Hypermarcas para recuperar os direitos no Brasil sobre vários de seus medicamentos inovadores, dois dos quais já estão aprovados no Brasil, o Vectibix® (panitumumabe) e o Mimpara® (cinacalcete), e um terceiro medicamento, chamado romiplostim, (registrado como Nplate® nos Estados Unidos), tratamento para o distúrbio sanguíneo PTI [púrpura trombocitopênica idiopática], está sendo atualmente analisado pela ANVISA, agência reguladora do Brasil.
“Esta aquisição mostra como estamos implementando nossa estratégia para tornar nossos medicamentos disponíveis para mais pacientes nos principais mercados. Ela está baseada na ampliação das atividades clínicas em desenvolvimento e na alavancagem do sólido negócio estabelecido pela Bérgamo no Brasil, e assim oferecer medicamentos inovadores da Amgen a pacientes neste importante e crescente mercado”, disse Richard Davies, vice-presidente da Amgen para Ásia e América Latina.
O foco no Brasil faz parte de uma ampla estratégia de expansão internacional da Amgen. O Brasil está entre os dez principais mercados farmacêuticos do mundo e, nos últimos anos tem crescido a uma taxa de aproximadamente 12% ao ano. As expectativas são que o Brasil será o quinto maior mercado farmacêutico do mundo em 2015.
(Redação - Agência IN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário