quarta-feira, 13 de abril de 2011

Eficácia do Humira® de Abbott é dificultada pela resistência em alguns doentes
13/04/2011 - 15:52

Os resultados de um estudo publicado terça-feira no JAMA revelam que o Humira® (adalimumab) da Abbott estimulou a resistência em mais de um quarto dos doentes com artrite reumatóide, uma descoberta que alguns especialistas sugerem que pode diminuir a procura pelo medicamento. Comentando os dados, o porta-voz da Abbott Derin Denham disse que "a formação de anticorpos é bem conhecida em terapias biológicas", acrescentando que "os resultados do estudo são consistentes com o que já é conhecido sobre o Humira® e está incluído no rótulo do Humira®", avança o site FirstWord.

Num estudo que acompanhou 272 doentes durante cerca de três anos, 28% desenvolveram anticorpos que reduziram os níveis de Humira® no sangue, com cerca de 67% desses pacientes a desenvolverem resistência nas primeiras 28 semanas de tratamento. Dos 76 pacientes que desenvolveram resistência ao longo do estudo, 63% interrompeu a administração do inibidor de TNF devido à falha do tratamento, efeitos secundários ou outros motivos, em comparação com 39% dos 196 doentes sem anticorpos. Além disso, 13% dos doentes que desenvolveram resistência tiveram actividade mínima da doença e 4% conseguiram remissão sustentada, em comparação com 48% e 34% dos doentes sem resistência, respectivamente.

Os investigadores observaram que não ficou claro por que alguns doentes desenvolveram resistência e outros não, e especulam que a genética pode desempenhar um papel, mas também referiram que os anticorpos podem ser reduzidos usando Humira® em associação com imunossupressores.

O Humira® gerou 6,6 mil milhões de dólares em vendas no ano passado.

Fonte: http://www.rcmpharma.com/actualidade/medicamentos/eficacia-do-humira-de-abbott-e-dificultada-pela-resistencia-em-alguns-doent

Nenhum comentário:

Postar um comentário