terça-feira, 26 de abril de 2011

OMS sugere reduzir medicamentos para tratamento de doença cardiovascular
26/04/2011 - 09:14

Uma pesquisa da Organização Mundial da Saúde (OMS) sugere uma nova estratégia para prevenir doenças cardiovasculares. De acordo com o estudo, publicado no início deste mês no Boletim da OMS, até o momento, os factores de risco combatidos de forma tradicional são hipertensão, taxas altas de colesterol e altos índices de açúcar no sangue. Mas, segundo os especialistas da OMS, uma abordagem alternativa de tratamento poderia reduzir o número de pessoas sob medicação e, ao mesmo tempo, prevenir um número semelhante de ataques cardíacos e derrames, avança o portal ISaúde.

A pesquisa compara a abordagem médica de tratar cada factor de risco com remédios à alternativa que prioriza o tratamento daqueles pacientes que têm factores múltiplos e que, quando combinados, colocam o doente sob um risco final alto de ataques e derrames. O estudo mostrou que 60% dos adultos, entre 40 e 64 anos, têm apenas um factor de risco como, por exemplo, colesterol alto, cumprindo o critério para medicamentos. Isso ocorre mesmo que o risco total de ter doenças cardiovasculares seja baixo para este paciente.

Mas, pela abordagem alternativa, somente 5% dos adultos têm um risco total alto e, por isso, devem receber tratamento para combater múltiplos factores de risco ao mesmo tempo.

O co-autor da pesquisa, Pascal Bovet, da Universidade de Lausanne, afirmou que se forem tratados apenas os pacientes que têm um risco alto de desenvolver doenças cardiovasculares, muito menos pessoas precisariam tomar remédios. Com isso, afirma, os custos de assistência médica seriam menores e os benefícios para a saúde maiores.

A OMS recomenda a abordagem de risco total para a prevenção de ataques cardíacos e derrames por ser uma estratégia eficiente de custo e apropriada a países de rendas baixa e média.
Segundo a agência, o estudo é o primeiro a estimar o risco cardiovascular e o impacto das medidas de prevenção na região africana.

Fonte: http://www.rcmpharma.com/actualidade/medicamentos/oms-sugere-reduzir-medicamentos-para-tratamento-de-doenca-cardiovascular

Nenhum comentário:

Postar um comentário