sexta-feira, 15 de abril de 2011

É possível agir proativamente no combate ao crime contra a sociedade? Empresas como a Hipolabor deveriam estar no mercado? A prisão do dono da Hipolabor significa alguma coisa?


Nota de C&T:
Nota referente a matéria transcrita abaixo na íntegra: "Depósito da Hipolabor é alvo de inspeção nesta quinta-feira"
Prezado leitor deste Blog, sinceramente, podemos aceitar o comportamento da ANVISA, Ministério da Saúde e demais autoridades responsáveis diante do caso da prisão do dono da Hipolabor?
Como pode uma Indústria Farmacêutica que atua diretamente no bem maior do cidadão que é a VIDA ter tantas  liberdade para continuar produzindo normalmente depois de tantos indícios de irregularidade? Esse laboratório teve 16 produtos interditados no período de 10 anos e nada fizeram. Foi preciso uma cesta de crimes para o tubarão cair na rede. Igual a esse tem muitos, não tenho medo de afirmar que os crimes de sonegação fiscal e manipulação de processos licitatórios são comuns, este último é o mais comum e horizontalizado entre fabricantes e distribuidores. É muito comum este crime nas esferas: municipal, estadual e federal.
A reincidência de interdição de produtos por não atenderem às exigências mínimas, por si só já deveria ser o suficiente para cassar automaticamente a licença de produção e comercialização. O que falta são pessoas corajosas e imparciais para aplicação das leis hoje existentes, não precisamos de uma nova lei, salvo aquela que venha revogar uma lei cheia de brechas propositais deixadas pelo poder legislativo.
Nota postada por Teófilo Fernandes

Depósito da Hipolabor é alvo de inspeção nesta quinta-feira
14/04/2011 12:27
Em continuidade à Operação Panaceia, a Polícia Civil, a Secretaria Estadual de Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) fazem, na tarde desta quinta-feira, uma inspeção no depósito da indústria farmacêutica Hipolabor. Os sócios da empresa foram presos terça, por acusações como adulteração e falsificação de medicamentos.

A empresa é alvo também de investigações sobre sonegação fiscal, transporte de mercadorias sem nota fiscal, compra de insumos no mercado interno e externo sem documentação fiscal e subfaturamento de preços para exportação.
Em 10 anos, a Hipolabor teve 16 medicamentos suspensos Anvisa. Mesmo assim, apesar de investigado por duas mortes, o laboratório continuou operando com todas as autorizações estaduais e federais. A Hipolabor funcionava há 26 anos com todas as autorizações sanitárias e movimentava a média anual de R$ 300 milhões.

A empresa foi fechada na tarde de terça-feira, na operação encabeçada pelo Ministério Público Estadual (MPE). Foram presos, o presidente da farmacêutica. Ildeu Magalhães, o sócio, Renato Alves da Silva, e a farmacêutica Larissa Pereira. As inspeções nas fabricas da Hipolabor vão continuar até o fim da semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário