quarta-feira, 20 de abril de 2011

Novartis anuncia subida de 15,6% nas vendas do trimestre
20/04/2011 - 09:38

O grupo suíço Novartis anunciou que o Gilenya®, o novo medicamento para a esclerose múltipla, excedeu todas as expectativas, impulsionando as vendas do primeiro trimestre de 2011, noticia a agência Reuters, citada pelo jornal económico OJE.

As vendas da farmacêutica, que já finalizou a aquisição da norte-americana Alcon, subiram 15,6%, para 14,03 mil milhões de dólares (9,8 mil milhões de euros), superando a estimativa de 13,7 mil milhões dos analistas contactados pela agência de informação Bloomberg.

Este resultado foi impulsionado pela forte procura de medicamentos recém-lançados como o Gilenya®, o Lucentis®, o Afinitor® e o Tasigna®.

Joe Jimenez, chief executive da multinacional, afirmou que o Gilenya®, o primeiro medicamento para o tratamento da esclerose múltipla, já está a originar “receitas significativas”.
As vendas do medicamento no primeiro trimestre deste ano alcançaram os 59 milhões de dólares (41 milhões de euros).

O sólido desempenho dos novos medicamentos ajudou a Novartis a compensar os 1,1 mil milhões de dólares que obteve em 2010 com a venda de produtos para a gripe e que este ano sofreram um decréscimo.

A concorrência também está a enfrentar perdas nas vendas de produtos relacionados com a gripe. Na semana passada, a Roche anunciou uma queda de 47% nas vendas do Tamiflu®.
A receita líquida da Novartis desceu 6% no período homólogo, para 2,77 mil milhões de dólares (1,93 mil milhões de euros), face aos 2,93 milhões de 2010 (2,04 mil milhões de euros), de acordo com a empresa helvética.

Os analistas contactados pela Bloomberg apontavam para um lucro de 2,57 mil milhões de dólares (1,79 mil milhões de euros).

O grupo prevê que as vendas líquidas cresçam este ano em torno dos dois dígitos e pretende melhorar a margem operacional. Mas adianta que terá de absorver a redução de preços, a concorrência dos genéricos e a diminuição das vendas na vacina para a gripe H1N1

Nenhum comentário:

Postar um comentário