quarta-feira, 20 de abril de 2011

VIH/SIDA: Gilead interrompe teste de prevenção por falta de eficácia
20/04/2011 - 09:15

Um grande ensaio clínico tentando mostrar que o uso diário da droga anti-VIH Truvada® poderia impedir novas infecções pelo HIV em mulheres heterossexuais foi interrompido prematuramente na segunda-feira, avança a agência Bloomberg.

A decisão de cancelar a investigação foi tomada quando os resultados preliminares indicaram que "será altamente improvável que seja capaz de demonstrar a eficácia de Truvada® na prevenção da infecção pelo HIV na população em estudo, mesmo se continuasse até à sua data de conclusão inicialmente prevista ", segundo um comunicado divulgado pela Family Health International, que está a supervisionar o ensaio.

O "surpreendente e decepcionante" resultado surge seis meses após a divulgação de dados mostrando que a droga pode reduzir a taxa de infecção em pelo menos 44% em homens homossexuais, e até 70% naqueles que a usaram de forma consistente. Esta descoberta foi saudada como um grande avanço na prevenção da VIH/SIDA e investigadores especularam que resultados semelhantes seriam obtidos em estudos em andamento noutros grupos populacionais, o que não se veio a confirmar.

O Truvada®, fabricado pela Gilead Sciences Inc, é uma combinação de dois medicamentos, tenofovir e emtricitabina. É geralmente bem tolerado e já é utilizado por um número estimado de 1,5 milhões de pessoas em todo o mundo para o controlo da infecção pelo VIH. É tomado por via oral apenas uma vez por dia, o que se pensa ajudar na conformidade com os regimes de drogas.

O estudo era patrocinado pela Fundação Bill & Melinda Gates Foundation e pela Agência dos EUA para o Desenvolvimento Internacional.

Fonte: http://www.rcmpharma.com/actualidade/industria-farmaceutica/vihsida-gilead-interrompe-teste-de-prevencao-por-falta-de-eficaci  

Nenhum comentário:

Postar um comentário