sexta-feira, 15 de abril de 2011

Roche e Novartis em posição para serem líderes na medicina personalizada
15/04/2011 - 09:40

Um estudo realizado pela Diaceutics conclui que a Roche e a Novartis são, entre um conjunto de 10 grandes companhias farmacêuticas, as que têm maior probabilidade de se tornar líderes na área da medicina personalizada, avança o site espanhol PM Farma.

O estudo faz uma classificação das farmacêuticas capazes de reformar áreas e terapias através da medicina personalizada e, tanto a Roche como a Novartis, revelaram ter capacidade de “afectar a dinâmica competitiva normal numa área específica determinando as expectativas de valor dos pagadores, reguladores e médicos”, explica Peter Keeling, director-executivo da Diaceutics.

O trabalho analisou as 10 companhias farmacêuticas mais importantes, avaliando-as de acordo com o seu potencial de capitalizar as oportunidades da medicina personalizada, e revela que a Roche tem uma excelente capacidade de inovação e uma estratégia robusta nesta área, sendo que a Novartis se focou mais recentemente no desenvolvimento da sua divisão de diagnóstico molecular interno e possui uma linha de produtos em desenvolvimento clínico concentrada na medicina personalizada.

O estudo revela que existem outras companhias que estão posicionadas, com base em investimentos cuidadosamente seleccionados, para migrar os seus modelos operativos e estruturas corporativas com o objectivo de comercializar com sucesso as terapias em causa.

A Diaceutics sublinha que a AstraZeneca, Eli Lilly, Bristol-Myers Squibb (BMS) e Pfizer apresentam hipóteses de acelerar as suas actividades e melhorar as suas infra-estruturas comerciais para este tipo de terapias nos próximos 24 a 36 meses. O estudo refere que estas empresas têm mais ou menos o mesmo potencial de comercializar estas terapias, mas acredita que a AstraZeneca, a Lilly e a BMS, com equipas internas de estratégia em medicina personalizada, podem estar mais bem organizadas para desenvolver potenciais tratamentos. A Pfizer, por outro lado, apresenta uma linha de produtos em desenvolvimento promissora em medicina personalizada.

Já a GlaxoSmithKline, a sanofi-aventis, a Amgen e a MSD são apontadas no estudo como “seguidoras”, ou seja, é muito provável que respondam às acções de outras companhias.

A maioria das empresas farmacêuticas assegura que ainda está “verde” no que respeita à medicina personalizada, apesar de as suas linhas de produtos em desenvolvimento apresentarem muitas oportunidades, destaca a Diaceutics, informando que 46% de todas as novas terapias que actualmente se encontram em fase III de I&D podem beneficiar de uma estratégia de medicina personalizada.

Outros estudos sugerem que apenas 10% dessas terapias têm como objectivo a medicina personalizada, mas a Diaceutics acredita que a definição padrão utilizada na IF é restrita.

“Na verdade, qualquer terapia que beneficie directamente de um enfoque de diagnóstico novo ou modificado deve ser considerada como medicina personalizada”, afirma Keeling.

O estudo defende que, ao contrário do que muitas companhias consideram - que a medicina personalizada dará origem a mercados mais pequenos ou menos rentáveis -, cerca de metade das empresas avaliadas tem actualmente uma terapia personalizada no mercado que está próxima ou acima de um nível de vendas de cerca de mil milhões de dólares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário