segunda-feira, 25 de abril de 2011

26/04 - Dia do Combate à hipertensão: Doença que atinge todas as faixas etárias é ocasionada, entre outros fatores, pela má alimentação, vícios e sedentarismo.
Excesso de sal e gordura na alimentação, tabagismo, abuso do álcool e histórico familiar são fatores que podem contribuir para que a hipertensão seja diagnosticada. De acordo com o Ministério da Saúde, existem hoje 17 milhões de brasileiros hipertensos e destes, 35% tem mais de 40 anos, faixa etária na qual há maior ocorrência da doença.
As crianças e adolescentes entre 3 e 18 anos também não fogem à enfermidade, 8% deles também sofrem de hipertensão, ainda de acordo com o Ministério da Saúde. Índice que, em sua maioria, está relacionado ao consumo de elevados teores de gordura saturada, gordura trans, sódio, açúcares na alimentação e, além deste, o sedentarismo dos jovens desta faixa etária também contribui com a doença.
Em todas as idades a hipertensão é uma doença perigosa, pois ela não tem sintomas recorrentes e só é descoberta quando há ocorrência de uma crise, que pode ser diagnosticada a partir de dores de cabeça, infarto ou até acidente vascular cerebral (AVC).
Para a professora do curso de Enfermagem do Complexo Educacional FMU, Lucienne Dalla Bernardina, ter uma vida saudável é a melhor alternativa para evitar o desenvolvimento da doença. “Pacientes que agem de forma a prevenir a doença tem menos risco de desenvolvê-la, reduzindo a sua pressão arterial com a diminuição do peso corporal, restrição alcoólica, abandono do tabagismo e a prática regular de atividade física”, conclui.
Em apoio ao paciente e para melhor atender à comunidade, o Complexo Educacional FMU dispõe, no Campus Santo Amaro, de uma Clínica de Enfermagem que conta com atividades multidisciplinares, inclusive com iniciativas ao combate à hipertensão, e parcerias em campanhas oficiais junto ao Ministério da Saúde.
O Complexo Educacional FMU, que reúne as Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), Faculdades Integradas de São Paulo (FISP) e Faculdades Integradas Alcântara Machado e Faculdade de Artes Alcântara Machado (FIAM FAAM), é referência na qualidade de ensino e empregabilidade de seus alunos há mais de 40 anos. Atualmente, a instituição oferece mais de 80 cursos de Graduação, 50 opções de Pós-graduação (Especialização e MBA), 40 cursos de Extensão e Mestrado em Direito. Possui estrutura moderna, campi de fácil acesso e professores mestres e doutores, que oferecem aos estudantes um ensino diferenciado e inovador.
Fonte:  http://www.segs.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=35841:incidencia-a-hipertensao-esta-atrelada-aos-maus-habitos&catid=47:cat-saude&directory=349

Nenhum comentário:

Postar um comentário