segunda-feira, 11 de abril de 2011

Johnson & Johnson vai pagar 70 milhões de dólares por corrupção, imaginem se todas fossem investigadas no mundo inteiro? Preço de medicamento tem que ser alto mesmo para pagar "multas tão simples..."

Johnson & Johnson paga 49 milhões euros para encerrar processo de corrupção
11/04/2011 - 09:29
A Johnson & Johnson (J&J) aceitou pagar 70 milhões de dólares (49 milhões de euros) para acabar com um processo em que era acusada de corrupção, anunciou o Ministério da Justiça dos EUA, noticia a AFP, citada pelo Jornal de Notícias.

O conglomerado empresarial de higiene e farmácia aceitou a resolução amigável com a entidade reguladora do mercado de capitais (SEC, na sigla em Inglês).

Em comunicado, a SEC indica que a J&J estava acusada de infringir a lei sobre a corrupção no estrangeiro, por pagar 'luvas' a médicos em vários países europeus e comissões ocultas no Iraque para obter contratos.

A SEC especifica que uma filial da J&J pagava, pelos menos desde 1988, comissões ocultas a médicos gregos que tinham seleccionado implantes cirúrgicos da J&J, a médicos e administradores hospitalares polacos que tinham atribuído contratos do grupo e a médicos romenos, por terem receitado produtos J&J.

As filiais da J&J também teriam pago retro-comissões no Iraque para obterem 19 contratos no âmbito do programa das Nações Unidas 'Petróleo por Alimentos'.

O grupo não desmentiu nem confirmou as acusações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário