quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Vereador alerta para aumento da tuberculose

Emerson Ferreira destaca registro novos casos em Aracaju

O vereador Dr. Emerson (PT) fez um alerta para o aumento de incidência dos casos de tuberculose em Aracaju. O parlamentar diz que irá entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde para que medidas preventivas sejam tomadas.

Ele apresentou números divulgados pelo Ministério da Saúde mostram que o Brasil registrou 70.047 novos casos de tuberculose no ano passado. "A taxa de incidência da doença em igual período foi de 36,1 para cada 100 mil habitantes. Já os dados mais recentes sobre óbitos provocados pela tuberculose no país são de 2010, quando a doença vitimou 4,6 mil pessoas e a taxa de mortalidade registrada foi de 2,4 para cada 100 mil habitantes", disse.

Dr. Emerson apresentou dados, onde que o Brasil ocupa atualmente o 17º lugar num ranking de 22 nações consideradas de alta carga (onde há grande circulação da doença). "No país, a tuberculose representa a 4ª causa de morte por doenças infecciosas e a primeira causa de morte por doença identificada entre pessoas com HIV", informou.

Ao finalizar, o vereador falou que em relação ao perfil do paciente brasileiro, cerca de 66% dos casos de tuberculose notificados em 2012 acometeram homens.

Fonte: Assessoria Parlamentar
Fonte secundária: http://www.infonet.com.br/saude/ler.asp?id=150130&titulo=noticias

Nota de C&T: Sabemos que o controle da doença é possível uma vez que o meio transmissão é através de aerossóis no ar que são expelidas quando pessoas com tuberculose infecciosa tossem, espirram. A transmissão ocorre somente a partir de pessoas com tuberculose infecciosa activa (e não de quem tem a doença latente).
Políticas públicas são fundamentais, principalmente de educação e conscientização da sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário