quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Médico argentino vem ao Brasil apresentar resultado de tratamento contra obesidade

Além de apresentar resultados de estudos duplo-cego, especialista, que é um dos maiores pesquisadores do uso hCG para perda de peso, vai falar da eficácia e segurança clínica do método.

Pesquisa divulgada recentemente pelo Ministério da Saúde mostrou que a obesidade e o sobrepeso já atingiram índices alarmantes no País: 51% da população acima de 18 anos está acima do peso ideal. Em 2006, esse índice era de 43%. A preocupação ocorre porque a obesidade pode reduzir a expectativa de vida. Junto com o sedentarismo e a má alimentação, é um dos fatores de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas, como o diabetes tipo 2 e o câncer, e para as doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais. Outro fator importante: o peso acima do ideal interfere também no ciclo hormonal do homem e da mulher, atuando como fator prejudicial à fertilidade. Tudo isso gera o aumento nos custos com assistência médica.

Por sua importância, o tema será discutido com destaque durante o III Congresso Latino-Americano da WOSAAM. Entre os especialistas internacionais convidados para falar da obesidade e formas de tratamento está o médico argentino Daniel Oscar Belluscio, que há décadas vem dedicando sua carreira ao estudo do uso de hCG (Gonadotrofina Coriônica Humana), aliado a dieta de restrição calórica, para a perda de peso.

Durante sua palestra, o especialista vai apresentar resultados de estudos duplo-cego realizados por ele e sua equipe, com pacientes obesos voluntários, que fizeram uso de hCG oral, associado à dieta calórica. “Os resultados comprovam não só que este é um tratamento seguro e altamente efetivo para o manejo dos sintomas da obesidade, mas que diminui a quantidade total de tecido gorduroso subcutâneo de certos depósitos anatômicos específicos”, explica o médico.

O especialista se dedica há quase 30 anos ao estudo do uso do hCG para perda de peso e já tratou mais de 6,5 mil pacientes. Em 1987, ele fundou a The Oral hCG Research Center, instituição dedicada ao tratamento de pacientes, e realização de pesquisas do uso de hCG para a obesidade, tendo desenvolvido ainda, a partir de 1991, estudos para criação da apresentação oral do produto. Belluscio, que trabalhou como pesquisador na clínica Bellevue Klinik, em Zurique, na Suíça, unidade referência no uso de hCG para emagrecimento, com mais de 12 mil pacientes já atendidos, lembra que o programa de perda de peso em sua clínica é elaborado sob medida, de acordo com as necessidades pessoais de cada paciente. O médico atende diariamente pacientes vindos de vários países.

O uso do hCG no tratamento da obesidade foi descrito pela primeira vez na década de 50, pelo endocrinologista britânico, Albert Simeon, que na época trabalhava em Roma, na Itália. Em 1954, ele publicou o livro "Pounds and Inches (Libras e Polegadas). Simeons chegou à conclusão de que o hCG atuava a nível diencefálico, modulando os centros reguladores hipotalâmicos, que por sua vez, eram os responsáveis pelo acúmulo excessivo de gordura observado na obesidade. Durante décadas, seus achados foram mantidos longe do grande público, quando em 2007 foi lançado o livro HCG weight loss cure guide — a supplemental guide to Dr. Simeon’s HCG protocol, (HCG Perda de peso guia cura - um guia complementar para protocolo HCG do Dr. Simeon).

Segundo Belluscio, que fará sua palestra no III Congresso Latino-Americano da WOSAAM, dia 12, sábado, durante o tratamento com o método hCG mais dieta calórica, o paciente perde peso rapidamente, mantendo a massa muscular. Portanto, a perda de peso concentra-se nas áreas do corpo que são mais difíceis de serem reduzidas.

As inscrições para o III Congresso Latino-Americano da WOSAAM, I Congresso Internacional da Sociedade Brasileira para Estudos da Fisiologia (Sobraf), VII Simpósio Internacional de Fisiologia Hormonal e Longevidade e II Workshop de Nutrição Bioquímico-Fisiológica podem ser feitas podem ser feitas pelos telefones (85) 3064-1679 ou (85)9992-0175. Os eventos acontecem, de 11 a 13 de outubro, no Hotel Maksoud Plaza, Alameda Campinas, 150, São Paulo. A programação completa pode ser acessada no site http://longevidadesaudavel.com.br/iiicongresso/. Mais informações pelo e-mail congresso@longevidadesaudavel.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário